RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Renai e Sudeco querem atrair investidores para municípios do entorno do DF

Renai e Sudeco querem atrair investidores para municípios do entorno do DF

11/06/2014

Renai e Sudeco querem atrair investidores para municípios do entorno do DF
Brasília (11 de junho) - A Rede Nacional de Informações sobre o Investimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Renai/MDIC) participou de uma reunião com os prefeitos dos municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) para discutir ações para atrair investimentos e apresentar os mecanismos pelos quais a Renai poderá auxiliar no processo.
 
De acordo com a coordenadora-geral da Ride, Hélen Cássia Nunes, o aumento de investimentos de longo prazo contribuirá para o desenvolvimento econômico e social na região. A ideia, segundo ela, é desenvolver uma estratégia de atração de investimentos para a Ride por meio da Renai.
 
"Queremos fazer, em um primeiro momento, um diagnóstico da situação dos municípios da Ride, identificando oportunidades e dificuldades que precisam ser superadas, e também as prioridades e os potenciais de cada um deles", explicou Hélen.
 
Por sua vez, Mário Neves, coordenador-geral de Investimentos Renai/MDIC, ressaltou a importância de haver um trabalho integrado entre os municípios da Ride, a Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
 
"Isoladamente, os municípios muitas vezes não têm força e tendem a atuar de forma desarticulada. O trabalho coordenado permite a otimização no uso dos recursos e a observância do que vem sendo feito pelos municípios vizinhos, de modo a evitar a duplicação de esforços ou vazios", complementou Mário Neves.
 
Potencial industrial
 
O coordenador de Política Industrial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Roberto Pedreira, citou o potencial da indústria na região e a importância da mobilização conjunta na promoção de políticas públicas de longo prazo para fomentá-la. "Colaboramos com o governo do Distrito Federal na elaboração de uma política produtiva que abrange o período de 2014 a 2025. O foco será na descentralização industrial, articulando iniciativas entre os 32 municípios da Ride", disse.
 
"O desenvolvimento econômico e social dessa região só pode ser alcançado em conjunto. A população brasileira vê a indústria como principal geradora de emprego e renda e há aspectos favoráveis ao seu florescimento nesse local", prosseguiu Pedreira, enumerando a elevada renda per capita e o intenso fluxo migratório como fatores positivos.
 
A Sudeco desenvolverá um material promocional da Ride com informações que atraiam o interesse de potenciais investidores, em especial, os internacionais. "Hoje quando falamos em Ride as pessoas pensam em um espaço que tem problema, violência. O que a gente quer é evidenciar e melhorar a percepção a respeito desse espaço que fica no entorno do Distrito Federal", observou Hélen Nunes.
 
Ainda, houve consenso acerca da necessidade de disponibilizar equipes capacitadas nas prefeituras para prestar informações a investidores interessados sobre o município, como, por exemplo, potencialidades locais, linhas de crédito e financiamento
 
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno é constituída pelo Distrito Federal e pelos municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa. Em Minas Gerais, estão incluídos os municípios de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande.
 
A Renai é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC que tem como objetivo fornecer ao potencial investidor informações úteis ao processo de tomada de decisão. Outras atribuições são o apoio às estruturas federais e estaduais no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de inversões produtivas e a articulação de medidas de facilitação a novos empreendimentos no país.
 
Conheça o site da Renai http://investimentos.mdic.gov.br
 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7117 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

 
 
 
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=13251