RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Arranjos Produtivos Locais geram mais de 3 milhões de empregos no Brasil

Arranjos Produtivos Locais geram mais de 3 milhões de empregos no Brasil

26/11/2015

Arranjos Produtivos Locais geram mais de 3 milhões de empregos no Brasil
Brasília (26 de novembro) – Os 677 arranjos produtivos locais (APLs), presentes em 2.175 municípios brasileiros, são responsáveis por mais de três milhões de empregos diretos em 59 setores da economia brasileira. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 
 
Os APLs são agrupamentos de empresas que têm por objetivo melhorar o desempenho produtivo, o que pode ajudar no desenvolvimento da economia regional. Desde 2004, o governo  federal estimula e atua para que empresas do mesmo setor ou que fazem parte da mesma cadeia produtiva organizem, juntas, práticas de cooperação, interação e treinamento.
 
As empresas que fazem parte de APLs têm ganhos tanto em competitividade quanto em escala. Alguns APLs, por exemplo, dividem maquinário, outros organizam capacitação e também buscam suprir as necessidades de mercado em conjunto. Além disso, a organização traz outras vantagens, como mais facilidade em organizar treinamento e capacitação de mão de obra e os custos podem ser divididos.
 
Para fazer parte de um APL, a empresa precisa estar situada na área de atuação do arranjo.  A integração ao grupo é feita mediante análise por instituições públicas ou privadas que são as gestoras regionais dos APLs.
 
A importância dos APLs para o setor privado e para a economia brasileira será discutida na 7ª Conferência Brasileiras de Arranjos Produtivos Locais, nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília. O evento vai contar com a presença de autoridades do governo federal e do setor privado e tem como objetivo aprimorar políticas públicas e estimular o desenvolvimento local por meio de trocas de informações e experiências. 
 
SERVIÇO:
Evento: 7ª Conferência Brasileira de APLs
Dias: 9 e 10 de dezembro
Local: Centro de Eventos Brasil 21 ,
Endereço:  SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A – Brasília-DF)
Inscrições: www.conferenciabrasileiraapl.com
 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=14193