RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Secretário da SDP/MDIC destaca importância dos APLs em conferência nacional

Secretário da SDP/MDIC destaca importância dos APLs em conferência nacional

09/12/2015

Brasília (9 de dezembro) - A 7ª Conferência de Arranjos Produtivos Locais (APLs), que acontece nesta quarta (9) e quinta-feira (10) no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, contou hoje com a palestra do Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC), Carlos Gadelha. No painel "Dinamização das Cadeias Produtivas", Gadelha e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do BNDES, entre outros, discutiram os avanços e desafios desse sistema produtivo que gera mais de três milhões de empregos.

Gadelha palestrou sobre o tema "APLs como estratégia de desenvolvimento". De acordo com o secretário, o Brasil conta atualmente com 677 APLs reconhecidas, abrangendo 59 setores produtivos, com destaque para agroindústria, metal-mecânico, vestuário, moveleiro, cerâmica e gesso. Quase 2200 municípios estão envolvidos com esse tipo de sistema produtivo, ou seja, cerca de 40% dos municípios existentes no país.

"O arranjo produtivo é um poderoso instrumento de desenvolvimento de geração de competitividade, pois permite alavancar o desenvolvimento regional e ao mesmo tempo permite transformar os potenciais de mercado interno em capacidade produtiva para a geração de renda e lucro", afirmou Gadelha.

O secretário ainda destacou a importância da conferência para o alinhamento de ações ligadas aos APLs. "Esse evento é um marco porque permite alinhar três dimensões que, geralmente, não são alinhadas. São elas: as cadeias produtivas baseadas no mercado interno, na estratégia de exportação e na de inclusão social", afirmou Gadelha.

O Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI , Carlos Eduardo Abijaodi , chamou atenção para o fato da associação entre empresas servir como oportunidade de alavancar conhecimento e oportunidades. "Atuar nas APLs traz mais efetividade à ação, uma vez que a proximidade entre elas permite gerar convergência em torno do desenvolvimento local, tendo como base a cooperação e a soma de esforços", disse.

Participaram também do painel a assessora da Presidência do BNDES, Helena Lastres, o Coordenador da RedeSist - UFRJ, José Eduardo Cassiolato, além de representante da APL Aeroespacial e Defesa de São José dos Campos (SP).

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr

    

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=14217