RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Cachaça enfrenta barreiras mas é apreciada na Europa

Cachaça enfrenta barreiras mas é apreciada na Europa

08/06/2001

Um dos produtos mais antigos e genuínos do Brasil, produzido em todas as regiões do País, sofre barreiras para entrar no mercado internacional ao mesmo tempo em que seu mais famoso drink, a caipirinha, é eleita a bebida do verão europeu, em 2000. De acordo com o sistema de designação da Organização Mundial das Alfândegas (OMA), na categoria bebidas, a cachaça não tem uma classificação única e exclusiva, como o uísque , vodka etc, sendo classificada no grupo “outros” destilados alcoólicos.

Etapas - Os produtores brasileiros ainda precisam cumprir uma série de etapas para definir a palavra cachaça como designação de um produto típico do Brasil e "produzido exclusivamente em território nacional", para destacá-la no mercado internacional. O presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), José Graça Aranha, explica que é preciso alterar o decreto 2.314/97 da Lei das Bebidas - 8.918, de 14.7.94 - para especificar melhor o produto cachaça. O próximo passo é obter junto ao INPI o registro de indicação geográfica, um atestado de procedência e qualidade.

E, finalmente, modificar a classificação da OMA. Em novembro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior promoverá, em associação com o Programa Brasileiro do Desenvolvimento da Aguardente de Cana (PBDAC), caninha ou cachaça, e sediará o III Seminário da Cachaça, quando será entregue o Prêmio Qualidade.

O Programa já vem promovendo ações que visam a internacionalização do produto. "Hoje, além do reconhecimento como drink do verão europeu, a cachaça já consta do cardápio de restaurantes da Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra, entre outros" disse Carlyle Vilarinho, coordenador do PBDAC pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento.

Apex - Desde o ano passado, os produtores brasileiros participam de feiras de alimentos e bebidas como a Anuga, na Alemanha e a SIAL, na França, com apoio da Agência de Promoção de Exportações (APEX).

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3710