RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Casa Mil" busca qualidade na construção

Casa Mil" busca qualidade na construção

08/08/2001

Melhoria das condições sociais de habitação no Brasil sempre foi meta do setor

O projeto da Casa Mil, apresentado no 4º Seminário da Indústria Brasileira da Construção - Construbusiness, no último dia 25 de junho, na sede da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), pretende suprir a grave demanda habitacional registrada no país, com a construção de unidades populares de moradia, a serem oferecidas a famílias cuja renda não ultrapasse três salários mínimos.

A decisão tomada no 4º Construbusiness surgiu das reuniões do Fórum de Competitividade da Construção Civil, coordenado por Paulo Alvim, da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP), junto com representantes dos diversos setores envolvidos, que formularam e sugeriram ações nesse sentido. O evento contou com a participação do ministro Alcides Tápias.

A melhoria das condições sociais de habitação no Brasil sempre foi uma meta do setor, bem como do governo federal, mas faltava um modelo físico e operacional que contemplasse as famílias de baixa renda.

A construção civil é um dos setores mais produtivos da economia, com uma participação de 14,8% no PIB, equivalentes a cerca de R$ 128 bilhões. O setor emprega cerca de 13,5 milhões de pessoas direta e indiretamente e realiza investimentos superiores a R$ 115 bilhões por ano.

De acordo com a SDP, até o final do ano serão instalados os Fóruns das cadeias produtivas de couro e calçados, automotivo e indústria aeroespacial. O objetivo dos trabalhos é tornar os setores produtivos da economia brasileira mais competitivos para gerar empregos, substituir importações e aumentar as exportações brasileiras. Para o ministro Alcides Tápias, os Fóruns serão capazes de gerar três milhões de novos empregos.

O funcionamento dos Fóruns de Competitividade é mensal e permanente. Reuniões são agendadas para que medidas concretas sejam sugeridas e levadas à Câmara de Desenvolvimento, onde podem ser transformadas em ações do governo.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3735