RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Prêmio promoverá produto brasileiro

Prêmio promoverá produto brasileiro

05/09/2001

Para consolidar a imagem do Brasil como um país que fabrica produtos industrializados de nível internacional, o Ministério do Desenvolvimento criou o “Brasil Premium”. Primeiro do gênero no país, o Prêmio pretende destacar os principais produtos brasileiros de exportação e assegurar a credibilidade de seus fabricantes.

"Hoje, apesar da qualidade equivalente, a cerâmica italiana é três vezes mais cara que a brasileira, já que a Itália é mundialmente conhecida por sua excelência em design", exemplifica Marcos Otávio Bezerra Prates, diretor de Competitividade e Estudos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP).

Divulgação - O Prêmio, lançado em dezembro do ano passado, é uma importante iniciativa para aumentar a divulgação dos produtos nacionais, segundo Reginaldo Arcuri, secretário da SDP e coordenador do projeto “Brasil Premuim”.

Qualquer empresa brasileira que atenda a alguns requisitos básicos pode participar. Ela deve estar em dia com suas obrigações legais, como registro na Junta Comercial, cumprimento de leis trabalhistas e recolhimento de impostos, e adequada às normas de segurança e sanitárias. A empresa também deve ter certificação de qualidade da série ISO 9000 e o produto deve estar en-quadrado nas especificações emitidas por organismos internacionais.

Inscrições - Numa primeira etapa, a empresa pode inscrever seu produto mandando relatório para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/SP), responsável pela premiação. "As inscrições deverão ser abertas em setembro, depois de ampla divulgação por parte do Ministério", afirma o secretário Reginaldo Arcuri.

A empresa e o produto passarão por uma rígida avaliação, feita por uma banca examinadora formada por avaliadores e juízes. Se aprovada, a candidatura segue para um conselho deliberativo, com representantes de órgãos governamentais e personalidades notáveis, que concederá o Prêmio. Os vencedores receberão certificados que poderão ser usados para promover o produto durante um ano, tendo que ser renovados após esse prazo. A empresa que não for qualificada receberá um relatório apontando as falhas cometidas e, após corrigí-las, poderá se candidatar novamente.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3749