RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Ministério receberá recursos para investimentos

Ministério receberá recursos para investimentos

05/10/2001

(Brasília, 05/10)

O ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai receber, do Ministério da Ciência e Tecnologia, parte da verba de RS 80 milhões de reais previstos para este ano para o Fundo Verde-Amarelo. Decreto nesse sentido foi publicado, ontem, no Diário Oficial da União.

A medida, assinada no último dia 3 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso reforça a aliança do Governo com a iniciativa privada, ao assegurar maior competitividade aos produtos brasileiros.

 

O projeto cria ainda, mais quatro fundos setoriais (saúde, biotecnologia, agronegócios e setor aeronáutico) de desenvolvimento científico e tecnológico. O setor de couro/calçados e a área de café serão os primeiros beneficiados pelo projeto. No caso do café, a meta é estimular a utilização de tecnologia nacional para ampliar a exportação de produtos mais sofisticados e com maior valor agregado.

De acordo com este decreto, a partir do próximo ano, o ministério da Ciência e Tecnologia, poderá dispor de RS 122 milhões para financiar investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento no setor privado. O dinheiro dos fundos vem da contribuição de empresas que remetem dinheiro ao exterior. 10% do que pagam as empresas estrangeiras por exploração de patentes e uso de marcas, por exemplo, vai financiar o desenvolvimento tecnológico no país.

O dinheiro destinado ao ministério do Desenvolvimento, servirá para processos de inovação, aumento da competitividade e, consequentemente, aumento do valor agregado dos produtos.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3761