RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC incentiva pólo produtivo de Maringá

MDIC incentiva pólo produtivo de Maringá

15/10/2001

(Brasília 15/10)

 

A cidade de Maringá, no Paraná, vai sediar, na próxima quinta-feira, 18, o XXXVII Encontro de Comércio Exterior (Encomex). Maringá é a primeira cidade do interior do Paraná a realizar esse evento. O encontro é mais uma ação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior – MDIC – que já vem desenvolvendo outros programas na região de Maringá, município que faz parte do Projeto dos Pólos de Confecção.

 

O Projeto dos Pólos de Confecção foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC. Esse programa foi criado com o objetivo de apoiar os pólos produtivos de confecção para superar o difícil acesso ao crédito por parte das micro, pequenas e médias empresas.

 

“Essa ação – segundo Paulo Alvim, coordenador do Fórum de Competitividade do Setor Têxtil, do MDIC - prevê o desenvolvimento produtivo regional. Visa o incremento das vantagens competitivas locais, além da redução dos atuais desequilíbrios econômicos existentes entre as regiões brasileiras”.

 

Para facilitar o acesso ao crédito e fortalecer os pólos produtivos foram estabelecidas parcerias entre o MDIC, Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), sindicatos, entidades empresariais e prefeituras municipais para o desenvolvimento de projetos-piloto de apoio aos pólos, com foco na competitividade das micro, pequenas e médias empresas do setor de confecções.

 

Com um comércio moderno, constituído de 2.673 indústrias, a cidade oferece benefícios financeiros e dispõe de toda uma infra-estrutura .

 

Em Maringá predomina a produção comprada, com foco no mercado de São Paulo. A produção é bastante diversificada e desde que foi implantado o programa, em 11 de maio deste ano, 392 empresas foram visitadas, 177 contratos foram assinados e os valores contratados chegam a R$ 4.358 milhões. O Agente Financeiro é a Caixa Econômica Federal.

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3783