RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC incentiva microempresas a exportarem

MDIC incentiva microempresas a exportarem

25/10/2001

Brasília (25/10)

O ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, tem incentivado os microempresários e os empresários de pequeno porte de todas as regiões brasileiras, com potencial exportador, a produzirem para exportação. Para isso, o ministério tem procurado fomentar os mercados internacionais para inserir produtos brasileiros.

 

Rondônia é um grande exemplo onde micro e pequenas empresas já estão, juntas, exportando. O Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) de Rondônia, administrador da Central de Vendas Amazon Business, assinou recentemente um contrato de três anos para exportação de 68 mil e 700 portas do Estado para o Canadá, Estados Unidos, México e Caribe. As primeiras portas a serem exportadas serão fabricadas por uma empresa, e posteriormente vai beneficiar pequenas indústrias da região.

 

No primeiro ano serão exportadas 18 mil portas; no segundo, 22 mil e 500; e no terceiro, 28 mil e 200 portas. O contrato vai movimentar US$ 900.000 em três anos. As portas de Rondônia vão entrar no mercado europeu e americano com um preço bastante competitivo — US$ 11,5 —, três dólares mais barato do que o preço de mercado.

 

Destaca-se o fato do Simpi/RO ser uma entidade habilitada junto ao Ministério para integrar o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, instalado pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em novembro de 2000. Por meio do Fórum, as microempresas e empresas de pequeno porte de Rondônia estão sendo representadas e estão participando das discussões e da consolidação das políticas nacionais para esse segmento .

 

A Diretora do Departamento de Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP/MDIC), Marcia Alves, ressaltou a importância dessa e de outras atividades que o Ministério tem promovido em prol da aproximação entre o Governo Federal e os micros e pequenos empreendedores, citando como exemplo o trabalho desenvolvido pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) de Rondônia.

 

Os contratos de exportação do estado vêm sendo firmados graças ao fechamento de acordos diferenciados, em que os compradores se comprometem em adiantar uma parte do valor da compra para permitir a fabricação dos produtos. “Assim conseguimos driblar as dificuldades de acesso bancário no Brasil”, disse o presidente do Simpi, de Rondônia, Leonardo Sobral.

 

O Simpi montou sua central de vendas e vem colocando os produtos de Rondônia – como portas, componentes de madeira, guaraná, mel e alimentos em conserva, entre outros produtos, no mercado exterior.

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3811