RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Parceria MDIC e MMA para pesquisa de biotecnologia

Parceria MDIC e MMA para pesquisa de biotecnologia

30/10/2001

(Brasília – 30/10) -

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ozias Monterio Rodrigues, visitaram ontem as obras do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que funcionará na capital amazonense como um complexo para pesquisas de biotecnologia.

Durante a visita, Sarney Filho destacou que “o CBA terá um alcance inestimável para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia”. Segundo ele, a intenção do projeto é transformar Manaus no maior centro de bioprospecção do mundo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. 0 projeto é uma parceria dos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio da Suframa. Trata-se de um complexo de laboratórios de padrão internacional instalados em 12 mil metros quadrados, no qual já foram investidos R$12 milhões de um total de R$ 60 milhões repassados pelos governos Federal e do estado do Amazonas.

Até agora 60% do espaço físico estão prontos, e a previsão é de que toda a obra do CBA esteja concluída até abril do próximo ano.

De acordo com Ozias Monteiro, a autarquia também quer capacitar recursos humanos para criar condições adequadas para a instalação de um pólo de biotecnologia na cidade o que proporcionará alternativas de desenvolvimento para a economia da região.

“A biodiversidade amazônica tem atraído a atenção das indústrias brasileiras e estrangeiras que utilizam produtos e essências naturais para a formulação de medicamentos, vacinas e cosméticos, visando a industrialização e comercialização em larga escala. Esse interesse representa boas perspectivas de negócios para as comunidades rurais do interior da Amazônia”, afirmou o superintendente

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3834