RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Micro e pequenas empresas terão Portal para comercialização

Micro e pequenas empresas terão Portal para comercialização

01/11/2001

(BRASÍLIA - 1/11)

A implantação do Portal Universal da Pequena e Média Empresa está sendo discutida pelos países que compõem a Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD) e alguns poucos convidados, entre eles o Brasil. Participar desse Portal internacional é uma ação importante do governo brasileiro, segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, porque vai inserir as microempresas e empresas de pequeno porte nacionais nos mercados externos, por meio da comercialização eletrônica com empresários de outros países.

 

O Brasil participou da reunião de trabalho da Organização, realizada em Roma, na Itália, no dia 15 de outubro, e discutiu com representantes dos governos parceiros a formulação do Portal. A atuação brasileira na OECD, viabilizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, é relevante, e a Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está prestando suporte técnico à concepção do projeto.

 

O encontro em Roma foi promovido, depois que o tema _ comércio eletrônico_ foi debatido pela Organização, meses antes, em Bologna, na Espanha. “A OECD já promoveu cerca de cinco conferências sobre comércio eletrônico com outros países, por ser esse um dos principais setores de atuação da entidade e também por ser uma segmento empresarial de grande expansão comercial”, argumentou o gerente de programa, Rogério Vianna, da Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério.

 

A Itália, disse Rogério Vianna, ficou responsável pela coordenação do Portal, que é um serviço de integração das pequenas e médias empresas na OECD e com outras partes do mundo, já que o modelo italiano de exportação é bem sucedido e as pequenas e médias empresas daquele país respondem por cerca de 60% das exportações da Itália.

 

As propostas de criação do Portal, feita por consultores internacionais, foram distribuídas aos participantes do encontro em Roma para análise e produção de relatório. O documento redigido pela STI com o parecer brasileiro sobre o Portal já foi enviado à Secretaria Geral da Presidência da República e será encaminhado a sede da OECD, em Paris, na França.

 

O relatório final da Organização será operacionalizado pelos países participantes. No Brasil ele será implementado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP), em trabalho conjunto com o Comitê Executivo de Comércio Eletrônico (http://ce.mdic.gov.br), representado pelos setores público e privado, e criado para dotar o país dos instrumentos necessários ao desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil.

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3841