RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC ensina pequenas empresas a exportar

MDIC ensina pequenas empresas a exportar

09/11/2001

Brasília, 09/11

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com o Ministério do Trabalho e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), vai promover um curso, na primeira quinzena de dezembro, para treinar pequenos empresários para atuar no mercado externo. Nos cursos, totalmente gratuitos, os empresários receberão todas as informações necessárias a uma operação de exportação. Os cursos serão realizados em 47 cidades, incluindo todas as capitais. O prazo de inscrição é até o dia 19.

Os cursos fazem parte do Programa Cultura Exportadora, que tem o objetivo de ampliar as exportações brasileiras. Para isso, é preciso envolver todas as empresas, inclusive as micro nesse esforço de conquista do mercado externo, diz o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral.

Poderão participar dos cursos empresários ou funcionários por eles indicados e pessoas ligadas a entidades de classe, como associações comerciais, sindicatos e cooperativas, que possam repassar os conhecimentos a outros interessados. Terão prioridades as cidades e setores com maior potencial de venda de seus produtos ao mercado externo. Por isso, os cursos são abertos também a determinadas categorias profissionais, como a de artesãos.

As inscrições podem ser feitas via Internet no site www.redeagentes.gov.br ou encaminhadas para o e-mail agentes@mdic.gov.br. O interessado pode ainda pedir informações nesse e-mail ou pelo telefone (61) 329-7467. Os técnicos do Ministério do Desenvolvimento lembram que o número de vagas é limitado e, portanto, as pessoas devem confirmar suas inscrições o mais rápido possível.

As pequenas empresas podem dispor, além do curso, da assessoria da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior, formada por 802 agentes, treinados pelo Ministério do Desenvolvimento, em todo o país. Assim, mesmo depois de receber informações sobre financiamento à exportação, comércio eletrônico e mercados potenciais, o empresário pode buscar o apoio de um especialista no assunto na Rede (www.redeagentes.gov.br)

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3872