Design entra na pauta do MDIC
14/11/2001
Brasília, 14/11
O design vai entrar na pauta de discussão dos foruns setoriais de competitividade, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção O design é uma importante ferramenta de competitividade, explicou Fernanda Bocorny Messias, coordenadora-geral do Programa Brasileiro do Design do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). É um investimento que resulta em redução do desperdício e dos custos e, por isso, deve fazer parte das medidas para aumentar a competitividade das empresas.
O design é o diferencial competitivo, explicou. Há empresas que reduziram em até 30% a quantidade de material utilizado na fabricação de seus produtos e hoje destinam uma parte de seu faturamento aos investimentos em design. Ao combater o desperdício, a empresa reduz os problemas ambientais em sua linha de produção e obtém ganhos econômicos e de qualidade.
Alguns setores, como os de móveis, moda de praia, jóias e calçados, já avançaram muito e conseguiram aumentar suas exportações graças à qualidade do design, que melhora o produto. Hoje o design brasileiro está sendo reconhecido no mundo inteiro, comentou Ana Maria Spinola e Castro, assessora do Programa Brasileiro do Design.
No último concurso internacional de jóias, o American Facet Award 2001, realizado em julho em Nova Iorque, os brasileiros ficaram com as melhores classificações. E 80% dos indicados para o prêmio mundial são brasileiros, ressalta Ana Maria. Mas ainda falta muito, comenta.
Os foruns de competitividade, que reúnem toda a cadeia produtiva de um determinado setor, vão indicar os locais para a realização de seminários e oficinas de design a partir do próximo ano. O plano é despertar as micro e pequenas empresas para a importância do design como forma de reduzir custo e de melhorar a aceitação do produto no mercado. Segundo Fernanda Bocorny, será feito um diagnóstico para a aplicação do design na cadeira produtiva de cada forum.