RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Micro e pequenas empresas de RO fecham novos contratos para exportação

Micro e pequenas empresas de RO fecham novos contratos para exportação

16/11/2001

Brasília, 16/11

O Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia (Simpi/RO) , integrante do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDI ) vem fechando diversos contratos de exportação por meio da Central de Vendas Amazon Business, criada especificamente para negociações com o exterior.

Segundo o presidente da entidade, Leonardo Sobral, um dos contratos de exportação, fechado recentemente, foi assinado depois que o Ministério publicou matéria em seu site divulgando os trabalhos do Simpi e a participação dele no Fórum. A matéria chamou a atenção de um empresário italiano, que negociou com a central de vendas do Simpi a compra de 100.000 portas de Rondônia, em valores aproximados de US$ 1,5 milhão.

Outros contratos de exportação também foram assinados pelo Simpi, entre estes a venda de 68 mil e 700 portas para o Canadá, Estados Unidos, México e Caribe. A negociação foi possível porque o Simpi apresentou um preço competitivo: US$ 11,5 a unidade, custo este de três dólares a menos do que os praticados pelo mercado.

As primeiras portas para exportação serão fabricadas por uma única empresa e, posteriormente, por outras pequenas indústrias da região. Essa estratégia vai beneficiar micro e pequenos empresários do Estado e a população, na medida em que aumenta o número de emprego e renda.

Os contratos de exportação que vêm sendo firmados pelo Simpi são diferenciados, possibilitando o adiantamento de uma parte do valor da compra e permitindo a fabricação dos produtos.

Portas, componentes de madeira, guaraná, mel e alimentos em conserva, entre outros produtos, produzidos no estado estão sendo colocados no mercado externo pelo Simpi.

Por meio do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) micro e pequenos empresários brasileiros de diversos segmentos estão participando das discussões e da consolidação das políticas públicas para o setor.

O ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, assumiu o MDIC com o objetivo de alavancar as exportações brasileiras, especialmente as do segmento de micro e pequenas empresas com potencial exportador, promovendo a indústria brasileira no mercado internacional e criando mecanismos para a capacitação do empresário nacional.

(Alice Maciel)

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=3891