RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Monteiro: Engajamento do setor privado é essencial para o sucesso da agenda comercial com os Estados Unidos

Monteiro: Engajamento do setor privado é essencial para o sucesso da agenda comercial com os Estados Unidos

30/06/2015

Monteiro: Engajamento do setor privado é essencial para o sucesso da agenda comercial com os Estados Unidos

Washington (30 de junho) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participou hoje, em Washington, da 3ª Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos. No evento, que reuniu 390 empresários norte-americanos e brasileiros, Monteiro afirmou que “o sucesso da agenda comercial entre Brasil e Estados Unidos depende da parceria e do engajamento do setor privado dos dois países”.

“Esse diálogo do setor privado é o que realmente move essa agenda do comércio e dos investimentos. Os governos podem estabelecer os marcos dessa agenda, estimular e fazer uma ação convergente, mas o que dá a dimensão da relação é exatamente o grau de maior integração entre os setores privados dos dois países”, disse o ministro.

Ouça entrevista do ministro Armando Monteiro durante a 3ª Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos

Também em Washington, Monteiro se reuniu com a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzker. Após o encontro, ele disse que a remoção de barreiras não tarifárias no curto prazo é um passo importante para construir um amplo acordo de comércio entre Brasil e Estados Unidos.

Facilitação de comércio

Armando Monteiro, que acompanha a presidenta Dilma Rousseff em visita oficial aos Estados Unidos, destacou o esforço do governo brasileiro para facilitar o acesso de produtos brasileiros ao mercado norte-americano.

“A visita da presidenta Dilma é o ponto culminante dessa fase de relançamento das relações entre Brasil e Estados Unidos. Estamos assinando acordos substantivos na área de facilitação de comércio, na harmonização de normas técnicas e convergência de padrões; e tudo isso para remover barreiras, por assim dizer, barreiras não-tarifárias que hoje impedem um maior acesso de produtos brasileiros ao mercado americano”, afirmou.

Armando Monteiro destacou ainda a importância da parceria com os Estados Unidos na área de inovação para a indústria brasileira. “No campo da inovação, há um espaço imenso para que Brasil e Estados Unidos aprofundem essa agenda, sobretudo no interesse do Brasil, que vê na inovação um poderosíssimo instrumento para o desenvolvimento da indústria brasileira”.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=13883