RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » MDIC adere ao plano para economizar energia

MDIC adere ao plano para economizar energia

09/05/2001

“A situação atual requer máximo rigor no controle do uso de energia elétrica”

Dirigentes e servidores lotados no edifício-sede do MDIC estão mobilizados para reduzir o consumo de energia elétrica em 15%, meta estabelecida pelo governo federal para toda a administração direta. José Lincoln Daemon, subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, em memorando-circular a todos os funcionários, enfatiza que "a situação atual requer máximo rigor no controle do uso de energia elétrica e maior empenho dos usuários a fim de reduzir o consumo em 15%".

Essa preocupação, contudo, lembra José Lincoln, já é uma constante há três anos. O MDIC, nesse período, realizou campanhas para reforçar bons hábitos no uso, por exemplo, dos aparelhos de ar condicionado. As antigas luminárias foram substituídas por outras, com reatores eletrônicos e refletores em alumínio que aumentam o rendimento. Todos os ambientes de trabalho receberam interruptores de luz, para um controle de uso localizado ao contrário dos antigos sistemas que mantinham luzes acesas em todo o andar. Essas novas práticas devolvem aos funcionários a autonomia para exercerem sua consciência conservacionista de energia, um bem caro e finito. Antecipando-se à crise atual, por uma questão de racionalidade, a administração do MDIC também realizou uma ampla modernização dos antigos e perdulários elevadores e conseguiu negociar a alteração da demanda contratada de energia com a Companhia Energética de Brasília. Das 7 às 19 horas, horário de grande movimento, estarão ligados apenas quatro elevadores. Os outros quatro elevadores estão desligados, permitindo grande economia de energia elétrica. Das 19 às 22 horas apenas três deles ficarão em uso e, a partir das 22 horas, apenas um.

Todos os servidores devem contribuir

José Lincoln Daemon, reitera que há ainda várias rotinas que os servidores devem cumprir para reduzir o consumo sem nenhum prejuízo da qualidade dos ambientes de trabalho:

· Desligar as luzes e os aparelhos de ar condicionado nos casos de ausências prolongadas da sala e quando encerrar o expediente;

· O ar condicionado, preferencialmente, deve ser ligado das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Portas e janelas devem ficar fechadas;

· Não esquecer de desligar os computadores no final do expediente.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3704