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GEAP aumenta mensalidade e oferece novos convênios

08/06/2001

A assistência médica oferecida aos servidores do quadro, requisitados e comissionados do MDIC pela Fundação de Seguridade Social - GEAP está 2,84% mais cara a partir deste mês. Porém novos convênios foram firmados (veja quadro) e um hospital, inaugurado em fevereiro, em Brasília, já está à disposição dos conveniados.

O percentual a ser pago subiu de 4% para 6% da remuneração mensal do servidor. A Coordenação Geral de Recursos Humanos (CGRH) do Ministério, unidade responsável pelo convênio de adesão junto à Geap, autorizou o aumento, pleiteado pela empresa desde dezembro.

Funcionários públicos de alguns ministérios, como os da Previdência, pagam a mensalidade com reajuste desde dezembro. O maior problema apontado pelas gerências técnicas dos planos de saúde é o custo. Os associados, em geral, reclamam dos descredenciamentos de médicos, hospitais, laboratórios etc. A GEAP atende aos usuários do MDIC desde 1998 e oferece serviços em todas as especialidades médicas a um custo inferior ao proposto por outros planos privados de saúde. Ao Ministério compete fiscalizar o plano, credenciar e descredenciar o conveniado.

Ressarcimento - Segundo o chefe do Serviço de Assistência Médico-Social (SAMS), Milton Ferreira de Oliveira, o convênio com a GEAP prevê a inclusão de dependentes sem custos adicionais. Além disso, há também um ressarcimento parcial aos conveniados de outros planos no valor de R$ 24 por beneficiário. "O correto é avaliar bem o que cada plano de saúde oferece e optar por aquele que for mais vantajoso", alerta Milton, acrescentando que "a GEAP oferece também assistência odontológica e isso é um diferencial em relação a outros convênios, que não oferecem esse tipo de assistência ou cobram à parte por esse serviço.

Assim como outros planos de saúde, o estatuto da empresa também prevê um período de carência para uso, que é de três meses. Nesse período, a GEAP autoriza atendimentos em casos de emergência. Os servidores que deixam o plano e resolvem retornar dentro do prazo de três meses não cumprem a carência. A GEAP atende em todas as capitais brasileiras. O Ministério tem hoje 1.295 beneficiários, incluindo os servidores de Brasília e do Rio de Janeiro. O livro "Rede de Serviços GeapSaúde” - edição outubro de 2000 está a disposição do conveniado na sede da entidade, em Brasília, no Setor de Autarquias Sul (SAS), Qd. 4, Bl. A. Em caso de dúvidas, acesse o endereço eletrônico: www.geap.com.br ou Disque-Geap no 323-1500.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3714