RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » PBE contribui com economia de energia

PBE contribui com economia de energia

02/07/2001

Os aparelhos eletrodomésticos produzidos no Brasil já possuem etiquetas de conservação de energia elétrica. Elas trazem informações sobre a eficiência energética dos equipamentos e como o consumidor deve utilizá-los economizando energia. Este trabalho está sendo coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e está sendo colocado em prática através do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

Meta- O PBE tem como meta contribuir para a diminuição do consumo de energia em eletrodomésticos da chamada “linha branca”. Neste grupo estão os refrigeradores, congeladores e aparelhos de ar-condicionado. O presidente do Instituto, Armando Mariante Carvalho, explica que o Programa contribui diretamente para o esforço que está sendo empreendido pelo governo federal na busca de soluções para a crise energética.

Com exceção dos fabricantes das lâmpadas fluorescentes compactas, que ainda são importadas, assim como alguns coletores solares planos, todos os outros aderiram ao PBE.

Adesão voluntária- A adesão dos fabricantes ao Programa é voluntária e pode ser firmada através de acordos específicos entre o Inmetro e as associações de classe.

O PBE é importante para o desenvolvimento nacional porque induz os fabricantes de eletrodomésticos à modernização tecnológica, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Além disso, o programa ajuda o Brasil na medida em que os produtos etiquetados otimizam o consumo de energia e garantem ao consumidor a qualidade do produto.

Originalmente, ele foi implementado como Programa de Conservação de Energia Elétrica de Eletrodomésticos, por meio de um Protocolo e de um Acordo assinados em 1984 entre o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com a interveniência do Ministério das Minas e Energia (MME).

Conhecido como Programa Brasileiro de Etiquetagem desde 1992, o PBE incorporou também objetivos como o estabelecimento de requisitos de segurança para os produtos inseridos no programa e o estabelecimento de ações para definir os índices mínimos de eficiência energética.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3720