RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » MDIC faz campanha exemplar de energia

MDIC faz campanha exemplar de energia

03/07/2001

A campanha de racionamento de energia no MDIC foi um sucesso no primeiro mês e já é um dos bons exemplos na administração pública brasileira. A meta de economia de 15% foi ultrapassada com folga na maioria das instituições e alcançou 41% nas unidades da administração direta - o edifício-sede na Esplanada dos Ministérios, a sede do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), em Brasília, e o prédio da Secex no Rio.

O consumo energético é monitorado diariamente e os resultados estão sendo divulgados no site do MDIC. O chefe do Gabinete, José Oswaldo da Silva, atribui esse bom resultado ao programa de modernização e racionalização do sistema elétrico do Ministério, além da "fundamental" adesão dos funcionários a novos hábitos poupadores. A campanha está dando certo mesmo sem a redução da carga horária: o expediente no MDIC é das 8 às 17 horas.

Em vários órgãos, o percentual de redução já superou a meta (25%) estabelecida para o segundo mês de economia de eletricidade: 36,8% no edifício-sede; 50% no DNRC-Brasília; 40,2% na Secex-Rio; 31,2% no edifício do BNDES, em Brasília. O INPI reduziu seu consumo em 21,3%, na sua sede no Rio de Janeiro.

A Suframa, mesmo beneficiando-se de excepcionalidade por estar fora da área de racionamento de energia, envolveu-se na campanha e já reduziu seu consumo em 8,6% no primeiro mês. A Central de Fiscalização Rodoviária da Suframa, também gozando das mesmas exceções, reduziu seus gastos em 8,4%. A redução do consumo na sede do BNDES, no Rio, atingiu 13,1%, próxima da meta dos 15%.

O Inmetro, com sede no Rio, reduziu em 11,3% o consumo, mesmo gozando de excepcionalidade. Seus cinco laboratórios - um acervo de US$ 300 milhões - operam climatizados na média de 20 graus centígrados sob pena de adulteração dos resultados de testes que chegam a exigir temperaturas de até 0,1 grau. Até agosto, estará operando gerador de eletricidade à diesel recém adquirido (1,2 MW). Há projeto de co-geração à gás com a Petrobrás que, em seis meses, tornará o Instituto autosuficiente nos gastos com energia elétrica. O Inmetro é referência nacional nessa área sob normas e padrões internacionais e peça fundamental na campanha do racionamento.


A meta de economia de 15% foi ultrapassada no Ministério

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3730