RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Inmetro adquire gerador para unidades

Inmetro adquire gerador para unidades

08/08/2001

Visando a economia de energia elétrica, a direção do Instituto Nacional de Normatização e Metrologia (Inmetro) adquiriu um gerador e implementou um programa para atingir a auto-suficiência em energia.

O Inmetro mantém instalações com nível de excelência em metrologia científica e industrial reconhecidos internacionalmente. Em seus 25 mil m² de laboratórios são realizados testes e mantidos, em temperatura e umidade constantes, padrões de peso e medida. Para a manutenção das condições ideais exigidas nos laboratórios e a continuidade dos testes, é utilizada 80% da energia consumida pelo Inmetro. São seis os grandes laboratórios do Inmetro: de mecânica, acústica e vibrações, eletricidade, metrologia térmica, divisão de ótica e o laboratório de radiometria, calorimetria e interferometria. Estes laboratórios estão divididos em quatro grandes prédios localizados no campus de Xerém, no Rio de Janeiro.

Essas salas precisam de temperatura constante de 20° Celsius com variação de 0,1º e umidade relativa do ar de 55% com variação de 5%. No laboratório de metrologia térmica, os padrões da escala de temperatura variam de 180° a 1000° centígrados. O sistema funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, interligado a 126 computadores em contato permanente com todas as centrais a fim de manter condições tão delicadas.

Por determinação de Armando Mariante, presidente do In-metro, foi criado um programa visando à auto-suficiência em energia elétrica. O coordenador do projeto, engenheiro Alexandre Etchebehere, explica que, a curto prazo, foram adotadas medidas em todas as unidades do instituto e adquirido um gerador de energia a diesel, de uso contínuo, para atender toda a demanda de eletricidade dos laboratórios.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3734