RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Analistas chegam ao Ministério

Analistas chegam ao Ministério

08/08/2001

Os 77 analistas de comércio exterior - selecionados em concurso público e aprovados em curso ministrado pelo MDIC - já estão exercendo suas funções desde o dia 19 de junho. Para Lytha Spíndola, secretária de Comércio Exterior, "eles chegaram em ótima hora". Esses especialistas se juntarão aos outros já concursados para ajudar na elaboração, no controle e na avaliação de políticas para o comércio internacional.

Necessidade - Eliane Fontes, coordenadora geral de Integração Regional do Deint/Secex, explica que a idéia do concurso surgiu da necessidade de um quadro permanente de especialistas nessa área para atuar em Brasília. É o segundo concurso realizado pelo ministério voltado para essa atividade. Para a coordenadora, "eles são estáveis e podem dar um dinamismo forte ao comércio exterior", afirma. Grande parte deles vem de outros estados e vários são os motivos que os levaram a optar por essa atividade.

Margarete Maria Gandini, segunda colocada no concurso, conta que sempre teve interesse pela área de comércio exterior, curso no qual se formou em Porto Alegre. Nascida na cidade gaúcha de Garibaldi, trabalhou também na área de exportação de couro.

O mineiro Carlos Halfeld, quarto colocado, considera uma boa oportunidade de crescer profissionalmente devido à globalização desse setor no mundo. " É uma tarefa desafiadora e, quanto maior o desafio, maior o crescimento", destaca.

A falta de opção no mercado de trabalho levou o paulista Maassaki Yamamoto a fazer a prova. Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, morou no Japão de 96 a 98 e há três anos estuda para concursos. Ele está bastante otimista com o novo emprego de analista. "O comércio exterior está crescendo e podemos colaborar com isso", disse.

Avaliação - O analista de comércio exterior Delphino Souza, também aprovado no último concurso, garante que não fez uma preparação específica. Na sua opinião, "uma avaliação como essa exige muitos conhecimentos e muito estudo. Não adianta estudar apenas quando sai o edital", afirmou o novo servidor do MDIC.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3737