RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Secretários discutem exportações e energia

Secretários discutem exportações e energia

05/09/2001

Fórum Nacional de Secretários de Estado aponta perspectivas a médio e longo prazo para o país

A crise energética e os incentivos às exportações foram os principais temas discutidos na quinta reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, realizada no dia 8 de agosto na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em relação à crise energética, Sérgio Bajay, diretor do Departamento Nacional de Política Energética do Ministério de Minas e Energia (MME) fez um balanço geral e apontou as perspectivas a médio e longo prazos sobre o setor no país.

Promoção - Roberto Giannetti, secretário executivo da Camex, e Dorothéa Werneck, gerente especial de Promoção Comercial de Exportações da APEX, participaram da reunião e fizeram uma exposição sobre a política e os instrumentos de promoção das exportações brasileiras. Na reunião, os secretários, de modo geral, solicitaram que, tanto na questão energética, como em relação às políticas de promoção das exportações, sejam levadas em conta as peculiaridades de cada estado brasileiro.

Integração - Esta foi a quinta reunião do Fórum Nacional de Secretários, criado em dezembro de 2000, com o intuito de desenvolver os setores produtivos das regiões. Além disso, é um espaço para a interação entre o governo federal e os estados em relação à política de desenvolvimento industrial.

Periodicamente, os comitês regionais se reúnem com representantes do Ministério e de outros segmentos da União. Nas reuniões, são debatidos temas de relevância nacional e os estados apontam problemas e sugerem soluções.

O próximo encontro do Fórum está marcado para o dia 10 de outubro, em Curitiba. Essa será a oportunidade do Fórum se reunir fora de Brasília. A pauta da próxima reunião prevê assuntos como a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e a alíquota do gás.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3751