RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Uso de gerador reduz em 36% o gasto de energia elétrica no MDIC

Uso de gerador reduz em 36% o gasto de energia elétrica no MDIC

05/09/2001

Para alcançar a meta de redução de 35% no consumo de energia, no mês de julho, o Ministério precisou usar um gerador durante dez dias, entre 14 e 17 horas. A medida permitiu ao MDIC reduzir em 36% o gasto da energia fornecida pela CEB, gerada por usina hidrelétrica.

Nos meses de maio e junho deste ano, o Ministério não teve problemas para economizar energia, já que as metas da Câmara de Gestão da Energia Elétrica para o serviço público eram de 15% para maio e 25% para junho, em relação a igual período do ano passado.

Em julho, tradicionalmente um mês de consumo baixo de energia, a meta era consumir menos 35%. O MDIC só alcançou a meta por ter usado o gerador em horários pré-determinados todos os dias.

Consumo - Para a CGSG/ SPOA, o MDIC não deve mais ter problemas a partir de agosto com a meta de redução de 35%, já que o consumo do ano passado, a partir de julho, foi alto. Assim, o gerador não deverá ser utilizado, a não ser em nova situação de emergência.

De acordo com a CGSG/ SPOA, não compensa manter o gerador ligado, já que a energia a diesel é mais cara que a normal e causa transtornos como barulho e fumaça. O grupo gerador é só para emergências.

Formado por dois motores diesel, o grupo gerador, instalado no subsolo, é ligado alternadamente. Cada um deles tem potência de 210 quilowatts. Tendo passado por uma reforma em 1999, os geradores de energia abastecem automaticamente o prédio do Ministério do Desenvolvimento em caso de falta de energia elétrica.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3759