RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Sergio Amaral fala na Câmara sobre valor agregado

Sergio Amaral fala na Câmara sobre valor agregado

09/10/2001

Brasília (10/10) -

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, falará sobre as políticas de governo de incentivo à exportação, amanhã às 9 horas, na Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, no Plenário 5. O ministro vai enfatizar a preocupação com o estímulo ao aumento do valor agregado em produtos agrícolas e industriais, destacando o Projeto “Comunidade Exportadora”.

A agregação de valor em produtos de exportação, como café, couro e alimentos industrializados, é prioridade na Câmara de Gestão do Comércio Exterior (Gecex), presidida por Sergio Amaral. A Gecex pretende articular diferentes órgãos para apoiar o aumento do valor agregado dos produtos nacionais e já iniciou uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia para financiar a inovação tecnológica do produtor e dos centros tecnológicos.

No setor têxtil, já está em execução o Projeto “Comunidade Exportadora”, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil. O programa, que é totalmente privado e não terá gastos de recursos públicos federais, quer adaptar à realidade brasileira o conceito das plataformas confeccionistas – unidades industriais com grande capacidade produtiva voltada para o comércio exterior – e poderá, no futuro, ser estendido a outros setores.

A idéia do programa é dividir os esforços: o Governo do estado cede o terreno, a Prefeitura constrói o galpão industrial, o Sesc e o Senai entram com o treinamento, a indústria têxtil fica responsável pela exportação e a União contribui com a articulação de órgãos públicos e promoção das mudanças que forem necessárias na legislação. A comunidade precisa apenas se organizar em uma ONG.

No município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, está em implantação o projeto-piloto e já existem quatro galpões. O programa pretende instalar 60 comunidades exportadoras, sendo 20 até o final de 2002, totalizando 3 bilhões de dólares em exportações. O objetivo é instalar pólos confeccionistas em municípios carentes, o que possibilitaria geração de novos empregos e atendimento social às comunidades, além da exportação de grandes volumes de produtos com maior valor agregado.

Sergio Amaral falará ainda das determinações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), órgãos vinculados ao Ministério. Segundo o ministro, o Inmetro deve orientar a indústria brasileira de modo que os produtos nacionais alcancem padrões internacionais de qualidade e superem as barreiras técnicas existentes no comércio exterior.

A Suframa, por sua vez, está implementando intenso programa de promoção comercial entre as empresas da sua área de atuação, a Amazônia Ocidental. O programa apoiará empresas em missões ao exterior e realizará uma feira internacional para divulgar os produtos da região. Além disso, promoverá seminários e grupos de trabalho para divulgar e discutir medidas para inserir os produtos fabricados no Pólo Industrial de Manaus no mercado externo.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3768