RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Sergio Amaral defende que as exportações ajudam no combate a pobreza

Sergio Amaral defende que as exportações ajudam no combate a pobreza

18/10/2001

(Brasília 18/10)

O ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, reafirmou hoje, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que pretende derrubar as barreiras às exportações brasileiras e promover uma política agressiva de promoção comercial. O ministro afirmou ainda, que não vê qualquer incompatibilidade entre os esforços de exportação e a luta para a redução e erradicação da pobreza. “ A exportação apoia o esforço para a erradicação da fome e da pobreza”, afirmou o ministro.

Segundo Sergio Amaral, existem três fatores que sustentam essa afirmação. O primeiro deles seria que para competir lá fora, nós precisamos produzir melhor e a custos mais baratos. Segundo ele, é em parte por força do esforço exportador, que o Brasil chegará este ano, por exemplo, a produzir 100 milhões de toneladas de grãos.

“ O programa de expansão da exportação agroindustrial é um componente fundamental de uma política contra a fome e a pobreza”, enfatizou.

Outro fator ressaltado pelo ministro, é o de que ao exportar, o País estará gerando milhões de empregos e aumentando o poder aquisitivo dos trabalhadores. Consequentemente, o trabalhador poderá comprar melhores produtos e em maiores quantidades.

O terceiro efeito positivo das exportações na luta contra a pobreza, segundo Sergio Amaral, é a estabilidade da moeda :”Depois do real e da abertura da economia, dando mais produtividade ao campo, nós tivemos uma considerável expansão na ingestão de proteínas na dieta do povo brasileiro e um aumento expressivo no consumo de alimentos”, afirmou

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3793