Sergio Amaral afirma: Quem é competitivo Exporta
18/10/2001
(Brasília 18/10)Ao falar, hoje (18), em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado o Ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, disse que não existe outra saída para aumentar as exportações senão uma política agressiva de negociações comerciais. Segundo ele: uma coisa é nós termos regras melhores, a outra é nós termos qualificação para tirarmos proveito dessas regras. E, para isso, nós temos de fazer uma política de competitividade maior.
Em sua exposição o ministro afirmou que concorda inteiramente com os empresários quando eles dizem que não têm como concorrer com seus produtos com uma carga tributária como a que existe hoje.
A solução para esse problema está em negociarmos as barreiras às exportações para, depois, negociarmos a reforma tributária. O que não podemos fazer é ficar sem negociar, ressaltou.
Segundo Amaral, nós temos que ter uma política competitiva, sim. E um componente importante dela é uma política de agregação de valor que ajude nosso empresário a fabricar produtos de maior qualificação e, consequentemente, trabalhadores mais especializados, ressaltou.
A escolha, pelo Governo, de mercados prioritários (Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Índia, China e México) para promoção comercial de produtos brasileiros que apresentam vantagens competitivas voltou a ser citado pelo ministro.
Sergio Amaral informou, ainda, que o país vai ampliar o apoio aos exportadores com um conjunto de medidas que vão desde uma política de marketing mais agressiva até a um suporte por parte das embaixadas brasileiras.
Para o ministro Sergio Amaral a exportação é uma prioridade nacional e deverá ser nos próximos anos em qualquer governo. Segundo ele, o país precisa dar um salto nas exportações para, também, dar um salto no crescimento econômico: Para isso, vamos ter que enfrentar quatro questões: remover as barreiras aos nossos produtos, reduzir os custos, desenvolver uma política industrial ativa e promover uma agressiva política de promoção comercial.