RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Sergio Amaral afirma: “Quem é competitivo Exporta”

Sergio Amaral afirma: “Quem é competitivo Exporta”

18/10/2001

(Brasília 18/10)

Ao falar, hoje (18), em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado o Ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, disse que não existe outra saída para aumentar as exportações senão uma política agressiva de negociações comerciais. Segundo ele: “uma coisa é nós termos regras melhores, a outra é nós termos qualificação para tirarmos proveito dessas regras. E, para isso, nós temos de fazer uma política de competitividade maior”.

Em sua exposição o ministro afirmou que concorda inteiramente com os empresários quando eles dizem que não têm como concorrer com seus produtos com uma carga tributária como a que existe hoje.

“A solução para esse problema está em negociarmos as barreiras às exportações para, depois, negociarmos a reforma tributária. O que não podemos fazer é ficar sem negociar”, ressaltou.

Segundo Amaral, “nós temos que ter uma política competitiva, sim. E um componente importante dela é uma política de agregação de valor que ajude nosso empresário a fabricar produtos de maior qualificação e, consequentemente, trabalhadores mais especializados”, ressaltou.

A escolha, pelo Governo, de mercados prioritários (Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Índia, China e México) para promoção comercial de produtos brasileiros que apresentam vantagens competitivas voltou a ser citado pelo ministro.

Sergio Amaral informou, ainda, que o país vai ampliar o apoio aos exportadores com um conjunto de medidas que vão desde uma política de marketing mais agressiva até a um suporte por parte das embaixadas brasileiras.

Para o ministro Sergio Amaral a exportação é uma prioridade nacional e deverá ser nos próximos anos em qualquer governo. Segundo ele, o país precisa dar um salto nas exportações para, também, dar um salto no crescimento econômico: “Para isso, vamos ter que enfrentar quatro questões: remover as barreiras aos nossos produtos, reduzir os custos, desenvolver uma política industrial ativa e promover uma agressiva política de promoção comercial”.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3794