RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Ministros dizem que reformulação vai dar maior estímulo às exportações

Ministros dizem que reformulação vai dar maior estímulo às exportações

25/10/2001

BRASÍLIA – 25/10

Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, da Fazenda, Pedro Malan, e da Agricultura, Pratini de Moraes, afirmaram hoje que a reformulação da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a criação de um Comitê de Gestão e de uma secretaria-executiva vão dar maior agilidade na implantação de medidas de estímulo às exportações brasileiras. O comitê vai trabalhar com outros ministérios para dar maior funcionalidade às ações do governo na área, explicou Sergio Amaral, apoiado por Malan e Pratini.

“A Camex será um conselho de ministros e o objetivo é que ela volte a ser o que originariamente era previsto que ela fosse, ou seja, uma instância de discussão e definição das políticas de comércio exterior e para isso ela terá pelo menos uma reunião mensal”, explicou o ministro do Desenvolvimento. No decreto de reformulação, o ministro do Planejamento também passou a integrar a Camex, porque algumas decisões podem depender do orçamento.

Sergio Amaral disse que, dentre os assuntos que a Camex vai examinar com mais profundidade, estão as negociações comerciais “tendo em vista a agenda de negociações” importantes não só com a Alca, União Européia, Mercosul e com a OMC (Organização Mundial do Comércio), mas também nos acordos bilaterais que o Brasil quer aumentar com o objetivo de ampliar os mercados para os produtos brasileiros. Na segunda instância, o Comitê de Gestão vai avaliar a situação do comércio nas diferentes áreas para simplificar procedimentos, desburocratizar as operações de exportação.

“É uma decisão do presidente, é uma decisão de governo”, explicou Amaral. A exemplo do Conselho Monetário Nacional, a Camex vai se reunir pelo menos uma vez por mês, o que vai permitir uma melhor comunicação no governo, afirmou Malan. “O ministro Sergio Amaral tem todo meu apoio”, disse. Amaral explicou que seu trabalho será buscar consenso nas decisões da Camex e fazer uma boa articulação para que tudo funcione perfeitamente.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3813