RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Ministro anuncia negociação entre Mercosul e México

Ministro anuncia negociação entre Mercosul e México

25/10/2001

(Brasília, 25/10)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, afirmou ontem, durante um seminário na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, a retomada das negociações entre Mercosul e México. Paralisadas há mais de um ano, as conversações foram reiniciadas após um acordo com o governo argentino, feito no dia 9 deste mês, em São Paulo, para que o Brasil fosse o interlocutor entre o bloco sul-americano e o governo e empresariado mexicanos.

As conversações fazem parte da política de esforço de abertura de mercado e maior agressividade nas exportações promovido pelo ministro. “Nós não devemos dizer não a nenhuma oferta de negociação comercial porque o nosso objetivo é abrir mercado para os nossos produtos. Nossas exportações para o México estão crescendo de uma forma muito expressiva e precisamos trabalhar isso”, afirmou Sergio Amaral durante coletiva realizada no Itamaraty.

O ministro Sergio Amaral enfatizou que o acordo deverá ser fechado no âmbito do “4+1” (Mercosul e México) e não entre o bloco sul-americano e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). A idéia é que o acordo seja fechado antes de 2005, quando devem ser encerradas as negociações para a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Sergio Amaral destacou, ainda, que a retomada do crescimento da economia mundial está ligada às decisões da rodada multilateral da Organização Mundial do Comércio, entre os dias 9 e 14 de novembro em Doha, capital do Catar. “Essa rodada poderá ser chamada de a Rodada do Desenvolvimento, se permitir o acesso dos produtos de países mais pobres aos mercados dos mais ricos”, afirmou o ministro.

Além do acesso aos mercados, o ministro destacou a política de agregação de valores. “O Brasil precisa migrar da exportação de commodities para a exportação de produtos com maior agregação de valor. Ou seja, em vez de exportar só café, devemos exportar café torrado, café solúvel, café especial, um café que tenha a sua marca”, explicou.

Outro aspecto envolvido na alavancada das exportações é o da remoção dos entraves comerciais e sanitários. “Precisamos criar condições para um aumento das exportações brasileiras na área da agroindústria. Nós somos enormemente competitivos e enfrentamos barreiras que precisamos derrubar”, disse Amaral ao apresentar dados sobre a entrada de produtos brasileiros em três mercados.

Segundo o ministro, o suco de laranja enfrenta tarifa de 56% para entrar nos Estados Unidos. Situação semelhante ocorre com a carne de frango. Para entrar na União Européia, o produto é taxado em 46,25%. O Japão proíbe a entrada de frutas tropicais sob alegação de incidência da mosca da fruta mediterrânea, mariposa e outras pragas.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3815