RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Isqueiros serão os primeiros produtos com nova certificação

Isqueiros serão os primeiros produtos com nova certificação

30/10/2001

(Brasília 30/10)

O primeiro produto a fazer parte da Declaração do Fornecedor – novo sistema de comprovação de qualidade elaborado pelo Inmetro – e que passa a ser adotado no país, será o isqueiro. As empresas fabricantes do produto deverão adotar o novo modelo até o final deste ano. A informação é do Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Armando Mariante.

A Declaração do Fornecedor foi anunciada ontem pelo ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral e pelo presidente do Inmetro, Armando Mariante. Através deste novo sistema, o próprio fabricante ou importador poderá certificar seus produtos, desde que estes estejam sob condições pré estabelecidas e em conformidade com requisitos especificados em normas e regulamentos técnicos, determinados pelo Inmetro.

Isto quer dizer que com a Declaração não será mais necessária a presença de uma “terceira parte”, ou seja, as entidades independentes credenciadas pelo Inmetro de acordo com as normas internacionais e que são as responsáveis por explicitar a qualidade de um produto. Essas seriam eliminadas através deste sistema.

Segundo Armando Mariante: “Essa é uma forma mais simples, mais eficaz e menos onerosa de certificação”. A certificação é um dos moldes de explicitar a qualidade de um produto que teve sua conformidade avaliada e aprovada. A certificação tem, necessariamente, que estar respaldada por normas, se for voluntária, e por regulamentos técnicos, se for compulsória.

Armando Mariante lembrou, ainda, que a Declaração do Fornecedor não pretende substituir a certificação - uma vez que não serão todos os produtos que poderão fazer parte da Declaração - mas apenas acrescentar uma ferramenta menos burocrática e com um menor custo no processo de avaliação de conformidade.

“ A sistemática da Declaração do Fornecedor vem simplificar e tornar mais rápido todo o processo ligado ao aumento de qualidade dos produtos brasileiros, tanto para o mercado interno quanto para o externo”, afirmou o presidente do Inmetro.

O sistema de Declaração do Fornecedor é reconhecido pela OMC e já vem sendo usado, sobretudo

na Comunidade Européia e nos EUA. “ O Brasil é o primeiro país da América Latina a lançar uma ferramenta de certificação como esta”, afirmou Armando Mariante.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3836