RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Sergio Amaral visita Universidade das Nações Unidas em Tóquio

Sergio Amaral visita Universidade das Nações Unidas em Tóquio

05/11/2001

Tóquio, 05/11

No primeiro evento da visita oficial de três dias a Tóquio, o ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, visitou o prédio da Universidade das Nações Unidas (UNU), onde foi recebido pelo vice-reitor da entidade, Motoyuki Suzuki.

Considerado um dos edifícios mais modernos de Tóquio, a entidade foi criada em 1995 e teve como primeiro reitor o brasileiro Heitor Gurgulino de Souza.

O encontro ocorreu minutos antes da abertura do Seminário “A importância da utilização do Etanol na mistura com a gasolina no Japão”, realizado no auditório principal da UNU.

Coube a Suzuki fazer o discurso de abertura, onde destacou a importância do álcool combustível na economia brasileira e das possibilidades de o Japão poder adotar a mistura com a gasolina para mover seus veículos.

No encontro entre Suzuki e Amaral, foram discutidas ainda as realizações de dois seminários patrocinados pela UNU no Brasil. O primeiro, que será realizado em Recife entre os dias 3 e 15 de dezembro, tratará do treinamento escolar em engenharia de software. O segundo será a primeira edição do Fórum Nacional sobre Agrodiversidade e Biodiversidade Agrícola de Várzea, que será realizado em Belém (PA), de 4 a 7 de dezembro.

Os dois trataram ainda do interesse do governo brasileiro em acompanhar a assinatura de um convênio entre a Universidade Federal de Mato Grosso e a UNU para o desenvolvimento de um programa de pesquisa no pantanal mato-grossense.

A UNU foi criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1973 e tem como principal proposta se tornar um foro da comunidade internacional para discutir e disseminar conhecimento relativo às melhorias da qualidade de vida humana. Ela começou a funcionar em Tóquio logo após os terremotos de 1975 em Tóquio.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3847