RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Sergio Amaral lança, em Tóquio, programa de produtos prioritários para exportação

Sergio Amaral lança, em Tóquio, programa de produtos prioritários para exportação

06/11/2001

Tóquio, 06/11

O ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, lançou na tarde desta terça-feira, em Tóquio, o programa de produtos prioritários de exportação para o mercado japonês. O Japão é o segundo país onde acontece o lançamento oficial do programa –o primeiro foram os Estados Unidos, semana passada.

No caso japonês, a lista de produtos prioritários inclui os seguintes itens: alimentos (frutas, cafés especiais e cachaça), carnes, móveis, cosméticos, autopeças, cerâmicas de revestimento (especialmente mármores e granitos), software e turismo.

O lançamento acontece no momento em que Amaral defende a retomada dos altos níveis de relações comerciais e de investimentos entre o Brasil e o Japão. “Precisamos recuperar o tempo que ficou perdido”, afirmou o ministro.

O programa prevê o apoio aos exportadores brasileiros nos mercados de destino, por parte dos Secoms (setores comerciais) das embaixadas e consulados, em parceria com as entidades de classe. Juntos, todos os setores devem desenvolver estratégias de penetração do produto no mercado, organizar missões empresariais e participação em feiras e exposições, além de identificar as barreiras ao comércio e a definição de padrões para os produtos.

Deverão ser montados bancos de dados com o mapeamento do sistema de distribuição, identificando os principais importadores, varejistas, atacadistas, entidades oficiais e associações de classe. S Serão organizadas mostras e haverá participação em eventos setoriais. Está prevista, ainda , uma estratégia de marketing coordenada, no Brasil e no exterior, de forma a evitar duplicações e a maximizar recursos.

No caso do Japão, o programa de mercados e produtos prioritários inclui a troca de visitas e de missões empresariais, a exemplo da visita que está sendo feita pelo ministro Sergio Amaral e 35 empresários brasileiros.

Na área do turismo, por exemplo, as embaixadas serão estimuladas a abrirem escritórios de turismo e de promoção do Brasil como mercado para investimentos e destino turístico. O embaixador do Brasil no Japão, Ivan Cannabrava, disse ontem que no caso japonês a orientação se dará para o ecoturismo e o turismo especializado para grupos, voltados para atividades esportivas. No turismo, o Japão é considerado um grande consumidor.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3854