RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Gecex propõe apoio às exportações da Embraer

Gecex propõe apoio às exportações da Embraer

22/11/2001

Brasília, 22/11

O Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) decidiu hoje encaminhar ao presidente Fernando Henrique pedido para aumentar para 100%, em caráter excepcional, o seguro dos financiamentos das exportações da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).

De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, presidente do Gecex, com a crise mundial na aviação, todas as empresas do setor passaram a ter dificuldade para obter financiamentos. Por isso, pode ser necessário dar garantia para que a Embraer continue exportando seus aviões.

Atualmente, decreto do presidente da República estabelece que a Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE) pode segurar até 90% do risco comercial da operação de exportação e 95% do risco político. A empresa tem que buscar no mercado o restante do seguro, já que as instituições financeiras só emprestam se o valor total do empréstimo estiver segurado. Com as dificuldades das empresas aéreas, o mercado se retraiu. A SBCE é uma empresa privada. Mas o seguro de crédito é lastreado no Fundo de Garantia à Exportação, mantido com recursos públicos.

Segundo Amaral, a excepcionalidade, se aprovada pelo presidente Fernando Henrique, será pelo prazo que durar “a retração do financiamento”. O valor das operações ainda não foi definido e vai depender da necessidade da Embraer. Isso porque depois de aprovada a medida pelo presidente da República, a operação terá que ser submetida à Câmara de Comércio Exterior (Camex).

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3923