RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Aço brasileiro é solução para siderurgia dos EUA, diz Amaral

Aço brasileiro é solução para siderurgia dos EUA, diz Amaral

23/11/2001

Brasília, 23/11

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, disse hoje que as negociações com os Estados Unidos, para evitar a adoção de medidas protecionistas pelo governo americano contra as exportações do aço brasileiro, já foram iniciadas. “Eu mesmo conversei com o secretário de comércio dos Estados Unidos (Don Evans) em Doha”, explicou. Segundo ele, a exportação do aço brasileiro é solução para a siderurgia dos Estados Unidos, “e não parte do problema”.

“Dois terços do aço brasileiro exportado para os Estados Unidos são semi-acabados e processados pela indústria siderúrgica americana. Temos bom preço, o que ajuda as siderúrgicas americanas a obter competitividade”, disse Sergio Amaral, em São Paulo, onde participou, pela manhã, do lançamento da AE Setorial (um novo produto da Agência Estado).

Sergio Amaral explicou que, além das negociações políticas, os setores privados dos dois países devem manter entendimentos e apontar a solução para a questão. O ministro disse que não recebeu informação sobre eventuais negociações dos Estados Unidos para que outros países aumentem o imposto de importação do aço do Brasil, como forma de aumentar o preço do produto e viabilizar a siderurgia americana.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3927