RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Suframa realiza Workshop sobre energia renovável

Suframa realiza Workshop sobre energia renovável

23/11/2001

Brasília, 23/11

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) – órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC - vai promover de 28 a 30 de novembro, em Manaus, o “I Workshop de Energia Renovável da Amazônia – Encontro sobre Política Estratégica para Sistemas Elétricos Isolados. O objetivo do evento é a discussão sobre alternativas energéticas disponíveis na região Amazônica.

O Workshop, que tem o apoio do Ministério de Minas e Energia, contará com a participação de representantes de órgãos governamentais, pesquisadores, estudantes e profissionais da área tecnológica e empresários nacionais e estrangeiros que desenvolvem projetos no setor de energia renovável e com interesse em investir na Amazônia.

Segundo o superintendente da Suframa, Ozias Monteiro Rodrigues, a autarquia quer identificar as oportunidades de negócio, assim como atrair investimentos e formar parcerias visando a geração de emprego e renda com sustentabilidade ambiental.

“Um dos fatores fundamentais para a concretização dessas metas é a questão energética, uma vez que muitas localidades do interior da Região Amazônica não dispõem de energia elétrica. Além disso, a produção de energia renovável a partir do aproveitamento racional dos recursos naturais da região pode se transformar em um negócio promissor, considerando a abundância de água doce, sol e biomassa existentes na Amazônia”, destacou Monteiro.

A realização do evento marca o início dos estudos da autarquia para a definição dos projetos nos quais a Suframa vai aplicar recursos para a produção de energia renovável. A autarquia já investiu em infra-estrutura básica, ampliação da rede de eletrificação rural, pavimentação de asfalto, entre outros que serão beneficiados com a produção de energia renovável.

Após a definição dos projetos, a Suframa deverá priorizar aqueles voltados para as comunidades rurais da região, abrangendo a Amazônia Ocidental e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá.

Além de debates sobre fontes alternativas de energia, haverá no evento uma rodada de negócios, com apresentação de linhas de financiamento e uma exposição sobre os avanços tecnológicos na área de energia renovável.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3929