RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Exportação é prioridade para qualquer governo, afirma Amaral

Exportação é prioridade para qualquer governo, afirma Amaral

23/11/2001

Brasília, 22/11

“A política de exportação é prioridade e deverá continuar independente de quem ganhe as eleições em 2002”, afirmou hoje, pela manhã, em São Paulo, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral. Na solenidade de lançamento da AE Setorial da Agência Estado, do jornal O Estado de São Paulo, o ministro proferiu palestra sobre “Os desafios das Empresas Brasileiras no Cenário da Globalização”.

De acordo com Sergio Amaral, a prioridade das exportações, estabilidade da moeda e o equilíbrio das contas públicas são consenso na sociedade brasileira. Ele destacou a importância das exportações na geração de empregos no país e disse que a prioridade do governo é a redução dos custos e da burocracia para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros.

O aumento da competitividade, na avaliação do ministro, é fundamental para que o Brasil aproveite as novas oportunidades de negócio surgidas com a última reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Doha, capital do Catar. Além de dar um passo para fortalecer o livre comércio, a entrada da China na OMC significa a abertura de um mercado de 1,3 bilhão de habitantes. O Brasil já iniciou negociações para ocupar espaço nesse mercado.

Foram iniciadas negociações comerciais também com o Japão, Índia, México e Rússia. Sergio Amaral está discutindo com os empresários brasileiros propostas a serem apresentadas a esses países. “A idéia é fazer uma oferta preliminar ao México em dezembro sobre o acordo bilateral”, explicou o ministro. Em janeiro, ele quer levar à reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior) os resultados dessas consultas ao setor privado e as propostas de medidas a serem adotadas pelo governo para alavancar as exportações (Gilson Luiz Euzébio).

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3931