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Perspectivas do comércio brasileiro são apresentadas a empresários japoneses

06/06/2012

Perspectivas do comércio brasileiro são apresentadas a empresários japoneses

Brasília (6 de junho) - As perspectivas do comércio brasileiro foram apresentadas a cerca de 700 empresários e investidores japoneses, na semana passada, em Tóquio, pelo secretário de Comércio e Serviços do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Humberto Ribeiro. O secretário foi um dos palestrantes do seminário organizado pela embaixada do Brasil no Japão e o grupo de comunicação Nikkei, com o objetivo de atrair investimentos e buscar cooperação no setor de comércio e serviços.

Na sua exposição, Ribeiro mostrou as possibilidades de investimento no Brasil e o crescimento do mercado consumidor brasileiro nos últimos anos, com a ascensão social de 30 milhões de brasileiros. Além de representantes do governo, empresários brasileiros também mostraram sua visão do setor.

A empresária Luiza Trajano falou sobre o processo de inclusão social no País e a expansão do varejo nacional. Além das palestras, autoridades e empresários mantiveram encontros com investidores e empresários asiáticos interessados em se instalar no Brasil e visitaram empresas e laboratórios onde estão sendo desenvolvidas tecnologia para gestão do varejo e atacado.

Uma das tecnologias apresentadas aos brasileiros foi a da etiqueta inteligente, uma espécie de código de barras de segunda geração. Ao contrário do código, que precisa exposto ao leito óptico, a etiqueta equipada com microchip permite o controle do fluxo do produto em tempo real por toda a cadeia de suprimentos de uma empresa.

O rastreamento começa na fábrica e se estende ao ponto final da distribuição, permitindo ainda a integração de diversos fornecedores. As etiquetas permitem saber, por exemplo, os estoques de um produto, preço, prazo de validade, o lote, facilitando a reposição e evitando a comercialização de produtos vencidos.

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