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Comércio virtual é destaque em reunião do Fórum de Microempresas

28/11/2012

Comércio virtual é destaque em reunião do Fórum de Microempresas

Brasília (28 de novembro) – O Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte discutiu a logística e o comércio eletrônico brasileiro nesta quarta-feira, durante a 22ª Plenária do colegiado, realizada no I Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas de Comércio e Serviços (SIMBRACS).

Os dois temas foram discutidos no painel “Comércio Eletrônico e Remessa Expressa”, do qual participaram o vice-presidente dos Correios, José Furian, a chefe da Divisão de Controles Aduaneiros Especiais da Receita Federal, Edna Moretto, o presidente da UPS Brasil, Nadir Moreno, o diretor de Assuntos Corporativos da Microsoft Brasil, Ricardo Castanheira, e Márcio Kurmirian, presidente da Netshoes, caso de sucesso levado ao Simbracs pelo Sebrae.

Os Correios focaram sua apresentação nas melhorias de serviços e de estrutura realizadas em 2011. “Temos um ecossistema para e-commerce, com postagem, coleta, rastreamento e logística disponíveis para a operação de micro e pequenas empresas” explicou Furian, que anunciou também a intenção de contratar novos funcionários, renovar a frota da empresa e investir em inovações sistêmicas como o rastreamento em tempo real das postagens para o próximo ano.

Citando os avanços da tecnologia e o crescimento do mercado virtual no Brasil na última década, a Receita Federal ressaltou o aperfeiçoamento do sistema de Remessa Expressa por transporte aéreo. O serviço permite envio e recebimento de diversos bens de uso pessoal no valor de até US$ 3 mil em encomendas internacionais. “Implementamos um sistema de remessa com inteligência artificial, para reduzir a burocracia, agilizar o fluxo e diminuir custos e prazos”, disse Edna Moretto.

As exportações receberam incremento de aproximadamente 30% após as mudanças. Para fortalecer a fiscalização do comércio exterior ao mesmo tempo em que facilita o processo, a Receita pretende lançar um novo sistema a partir do ano que vem, além de apoiar a atualização da legislação e estabelecer parceira com a ECT para o transporte de cargas.

Infraestrutura e logística

Os participantes também trataram com especial atenção questões ligadas a infraestrutura, inovação e qualidade nos serviços prestados. “O consumidor busca ter controle, visibilidade e praticidade em sua compra. Hoje, é isso que conta na decisão final”, disse Nadir Moreno, presidente UPS.

Lembrando que o Brasil é o quinto país mais conectado do mundo, com previsão de 43 milhões de internautas em 2012, ela enfatizou a importância do processo logístico no comércio eletrônico. “A logística é o fator crucial que conecta o mundo inteiro. Com uma rede global, possuímos pessoal especializado para garantir o serviço”, finalizou.

Márcio Kurmirian também ressaltou a importância da logística para as empresas. ”A Netshoes não existiria sem as entregas. É importante que o país tenha boa infraestrutura e bons serviços”, disse.

O empreendedor exaltou as possiblidades que o comércio virtual proporciona para as pequenas empresas. “O e-commerce possibilita que o pequeno empresário cresça. Eu vejo nas start-ups a evolução do comércio digital. A Netshoes já foi microempresa, pequena empresa e agora é S.A.”, contou o executivo, lembrando que hoje a companhia é uma das maiores da internet no Brasil.

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