RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » SIMBRACS discute consumo consciente e qualidade dos produtos e do atendimento

SIMBRACS discute consumo consciente e qualidade dos produtos e do atendimento

29/11/2012

SIMBRACS discute consumo consciente e qualidade dos produtos e do atendimento

Brasília (29 de novembro) – “A economia brasileira tem crescido graças a grande entrada de novos consumidores no mercado. No entanto, temos que olhar para frente, para manter o sistema sustentável. Para isso, é preciso que o consumidor aprenda como funciona o sistema e quais são os seus direitos”, enfatizou o deputado federal Gabriel Guimarães (PT/MG), no fórum “O consumidor e o desenvolvimento brasileiro”, nesta quinta-feira (29/11), durante o 1º Simpósio Brasileiro de Política Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS).

O debate girou em torno do consumo consciente e da qualidade dos produtos e do atendimento. Para a secretária da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, é a proteção ao consumidor, e todo o seu arcabouço jurídico, que têm ajudado a impulsionar a busca pela qualidade dentro das empresas. “Ninguém gosta de ver o consumidor reclamando do seu produto. É importante que o empresário tenha em mente que, se o consumidor escolheu a marca dele, dentre tantas outras, ele merece, no mínimo, respeito e consideração”, comentou a secretária. “Proteger o consumidor não é apenas uma obrigação do Estado, mas também do mercado”, completou.

Na opinião da presidente do grupo Magazine Luiza e vice-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Trajano, o consumidor está mais consciente dos seus direitos, por isso ele reclama mais. No entanto, quando é bem tratado pela empresa após uma reclamação, ele se torna um cliente fiel, pois sabe que aquele empresário, aquela empresa, dá importância ao cliente. “Qualidade e inovação no atendimento ao consumidor são os diferenciais das empresas de sucesso no mundo de hoje”, avaliou Trajano.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Allan Viríssimo
allan.virissimo@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=12011