RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » MDIC trata de empreendedorismo e liderança no Sicomércio

MDIC trata de empreendedorismo e liderança no Sicomércio

05/04/2013

MDIC trata de empreendedorismo e liderança no Sicomércio
Brasília (5 de abril) - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), participou nessa quinta-feira (3) em Florianópolis (SC), do 1º Congresso Regional do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio - Região Sul (Sicomércio). Promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o encontro teve como temas liderança e empreendedorismo como instrumento de melhoria sindical.
A abertura foi conduzida pelo diretor-secretário da CNC, Pedro Jamil Nadaf, e os presidentes das federações do comércio de Santa Catarina, Bruno Breithaupt; do Paraná, Darci Piana; e do Rio Grande do Sul, Zildo De Marchi.
Na palestra "O Plano Brasil Maior e o ambiente político-empresarial brasileiro dos setores do comércio de bens, serviços e turismo", que foi mediada por Bruno Breithaupt, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro, lembrou a empresários e presidentes dos três estados do Sul que o capital humano é um grande fator de competitividade e que a qualificação profissional anda de mãos dadas com o empreendedorismo.
Para isso ele destacou a importância das parcerias entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em sua apresentação, o secretário ainda mostrou a empresários e presidentes de sindicatos a evolução da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) e Catálogo de Oportunidades para Investimentos no Brasil.

"Anteriormente o setor de serviços era apenas uma atividade econômica. Agora, passou a ser visto como um produto. Se antes não tínhamos uma estrutura de mercado externo na Secretaria, hoje estamos fazendo de tudo em prol do empreendedor que quiser vender seu produto no exterior", reforçou.

Humberto Luiz Ribeiro ainda destacou a simplificação e desburocratização no ambiente empresarial. Como exemplo, citou que atualmente o processo de registro de empresas permite que o negócio seja formalizado e obtenha o alvará em até 48 horas para atividades que não apresentam risco. A abertura é feita via Portal do Empreendedor. "Isso tira da fila entre 80 e 90% das empresas", disse Ribeiro. "O empresário que lidera, que se capacita, que faz e segue o seu plano de negócio, deve ter a ousadia, mas com responsabilidade, de fazer o seu produto-serviço ser visto e vendido lá fora. E a CNC tem um importante papel a desempenhar, junto com o ministério, na simplificação dos processos para tornar isso seja possível", afirmou.

Sicomércio

Os congressos do Sicomércio têm como objetivo garantir a capacitação contínua das entidades representativas dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, por meio de treinamentos e palestras que tratam de temas de interesse comum aos sindicatos. Antes realizadas em nível nacional, as novas edições passam a ter o formato regional, o que permitirá aprofundar as discussões das questões locais das entidades.

Também participaram do encontro Carlos Thadeu de Freitas, chefe do departamento econômico da CNC; Renato Rodrigues, consultor sindical da CNC; e Vicente Donini, presidente do conselho da Marisol. O encontro termina nesta sexta-feira (5).

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=12301