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MDIC apoia lançamento do Instituto de Foodservice Brasil (IFB)

23/08/2013

MDIC apoia lançamento do Instituto de Foodservice Brasil (IFB)
Brasília (23 de agosto) - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) participou nessa quinta-feira do lançamento do Instituto de Foodservice Brasil (IFB). Na oportunidade, o secretario de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, apresentou as medidas do Plano Brasil Maior (PBM) às empresas que inicialmente constituem o IFB e que atuam no mercado de alimentação fora de casa. Hoje, as empresas associadas ao IFB concentram cerca de 170 mil empregos diretos no país, com 4.160 unidades que totalizam 80 milhões de atendimentos a consumidores por mês.

Em sua apresentação, Humberto Ribeiro elogiou o mérito da nova entidade, que visa elevar o segmento de Foodservice do Brasil a padrões de classe mundial em consumo, segurança alimentar e eficiência operacional em benefício do consumidor. Destacou a convergência de propósitos do IFB com as ações do MDIC, como a criação do Atlas Nacional do Comércio e de Serviços, que possibilitará um maior conhecimento do setor terciário brasileiro, incluindo o segmento de foodservice, e que será apresentado em Novembro no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços - Simbracs 2013.

Outro ponto de destaque, ainda segundo o secretário do MDIC, é o desenvolvimento de etiquetas inteligentes, que abrange vantagens como gestão de estoques e validade de produtos, combate a roubo e pirataria, além de maior eficiência logística. O artefato permite controlar em tempo real a localização de mercadorias desde a fábrica, passando por transporte, até chegar ao cliente final.

Humberto Ribeiro destacou ainda ações de qualificação profissional, a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e programas de certificação de bom atendimento desenvolvimento em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). "Ações de racionalização tributária e simplificação do ambiente de negócios também são importantes. Hoje destacamos que é possível abrir uma empresa LTDA de baixo risco em até 48 horas com auxílio da internet", lembrou o secretário.

Na oportunidade, o secretário ainda reforçou estudos para que marcas brasileiras de redes de franquias e restaurantes possam ter planos mais robustos de internacionalização.

Mercado em crescimento

O mercado de Food Service no Brasil movimenta em torno de 130 bilhões ao ano. Em 2012, cerca de 32% da população brasileira fizeram suas refeições fora de casa ou compraram alimentos prontos e os levaram para suas residências. Trata-se de um mercado em constante crescimento. Em 2002, por exemplo, este índice estava em 24%. A título de comparação, o mercado de Food Service atende 49% da população, nos Estados Unidos.

"Nos últimos anos, tivemos um expressivo crescimento do mercado de alimentação fora do lar devido ao aumento da renda e mudança de hábitos de consumo", diz Tupa Gomes, CEO da Martin Brower e coordenador geral do IFB. "Tudo indica que esses fatores vão continuar a impulsionar o segmento, que deverá atingir uma penetração semelhante à dos Estados Unidos em alguns anos", destacou o CEO, que também confirmou presença no Simbracs 2013.

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