RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » MDIC participa de Fórum do Varejo da América Latina

MDIC participa de Fórum do Varejo da América Latina

28/08/2013

MDIC participa de Fórum do Varejo da América Latina

Brasília (28 de agosto) - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por meio da secretaria de Comércio e Serviços, participou na manhã desta terça-feira (27), da abertura do Fórum de Varejo da América Latina que reúne anualmente os principais nomes do varejo para discutir as tendências de consumo. A 16ª edição tem como tema Varejo de Alta Performance - os fatores que distinguem as empresas varejistas de melhor desempenho.

Durante o Fórum, que termina esta quarta-feira (28), são apresentados o monitoramento do varejo de alta performance trazendo informações sobre crescimento do faturamento, produtividade de vendas, expansão, lucratividade, liquidez, rentabilidade e valor de mercado de grandes empresas varejistas.

Para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, as ações do governo federal voltadas para o varejo entraram na dimensão da competitividade, por meio do empreendedorismo, da formalização e da oportunidade para internacionalização das empresas brasileiras do setor. A desoneração e a inovação, como foco na etiqueta inteligente, visam a maturidade e o bem estar do consumidor.

Ainda de acordo com o secretário é preciso construir uma situação confortável para as próximas décadas. "O governo brasileiro está atento ao setor de comércio e serviços haja vista os investimentos propostos em infraestrutura e evoluções nos marcos regulatórios. A importância deste evento com escopo na América Latina é oportuna para o Brasil, tanto por nossa afinidade cultural, quanto pelos desfafios dos países da região. É um espaço de cooperação importante para juntos fortalecermos o setor terciário, sempre almejando o protagonismo brasileiro na arena global", concluiu.

Segundo Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD Gouvêa de Souza, consultoria especializada em varejo e organizadora do evento, ainda há espaço para o desenvolvimento do comércio. "Equivoca-se em afirmar que o consumo está esgotado. Demonizar o consumo não é uma visão inteligente para a economia do Brasil", ponderou.

Já para Flávio Rocha, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), o próximo importante passo que será dado pelo varejo brasileiro é o aumento da formalização. A partir disto, o setor poderá se tornar, de fato, protagonista do crescimento da economia do país. “Atualmente, 47% do varejo é informal. Mas a tendência é que, com ferramentas como nota fiscal eletrônica e acesso ao pagamento via cartões, a realidade mude”, finalizou o executivo.    

Mais informações no site oficial do evento.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr  

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=12624