RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » Inmetro e SCS/MDIC lançam consulta pública do Servir, aplicativo para avaliação de serviços pelo consumidor

Inmetro e SCS/MDIC lançam consulta pública do Servir, aplicativo para avaliação de serviços pelo consumidor

14/03/2014

Inmetro e SCS/MDIC lançam consulta pública do Servir, aplicativo para avaliação de serviços pelo consumidor
Brasília (14 de março) - O Inmetro comemora o Dia do Consumidor, 15 de março, lançando em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, consulta pública sobre a metodologia de avaliação de serviços do Programa de Excelência em Serviços (Servir). O aplicativo, desenvolvido para smartphones, visa identificar os estabelecimentos que oferecem os melhores serviços, a partir de um conjunto de critérios que poderão ser avaliados em uma escala que vai de E a A, onde E é o menor valor e A, o maior.
 
A sociedade terá 15 dias para apresentar sugestões e críticas relativas aos textos propostos na Portaria Inmetro nº 112, assinada em 14/03/2014.
 
No projeto piloto, o Servir será dedicado exclusivamente à avaliação dos serviços prestados pelo setor supermercadista, com a observância dos seguintes requisitos: Acessibilidade; Atendimento; Rapidez; Instalações e Variedade. Os demais segmentos do setor terciário passarão a ser avaliados em fases seguintes.
 
Nesta etapa inicial estão envolvidos aproximadamente 200 avaliadores, do MDIC e do Inmetro. O próximo passo será a capacitação de consumidores voluntários, que farão um curso via internet para se habilitar na condição de avaliador do Programa.
 
A criação do Sistema Servir contempla projetos e ações alinhados ao Plano Brasil Maior (PBM), política industrial, tecnológica e de comércio exterior, no âmbito das iniciativas previstas na agenda setorial do Bloco 5 (Comércio, Serviços e Serviços Logísticos), no qual a SCS/MDIC tem a prerrogativa de coordenação.
 
Cabe enfatizar que diante do crescimento expressivo da massa de consumidores no país, é necessária a valorização das relações de consumo, não só pela ótica da proteção do consumidor, como também pela indução do setor produtivo na adoção de medidas que fortaleçam a confiabilidade, qualidade e a segurança nas relações com os consumidores.
 
O Sistema Servir pretende contribuir para identificação e disseminação de boas práticas de atendimento, por meio de metodologia e critérios pré-estabelecidos para cada segmento alvo. O Sistema permitirá que os estabelecimentos comerciais sejam identificados e avaliados pelo seu padrão de qualidade na oferta de serviços, incentivando-os, constantemente, na busca da excelência no atendimento ao consumidor, bem como na disseminação de boas práticas adotadas pelas empresas brasileiras do setor terciário.
 
O texto da Portaria (Inmetro/MDIC nº 112) encontra-se disponível no endereço: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002099.pdf. Sugestões e críticas podem ser enviadas no formato da planilha modelo, contida na página www.inmetro.gov.br/legislacao/, preferencialmente em meio eletrônico, para o seguinte endereço: diape@inmetro.gov.br, ou ainda por carta, para a Divisão de Articulação Externa e Desenvolvimento de Projetos Especiais - Diape. Rua da Estrela n.º 67 - 4º andar - Rio Comprido. CEP 20.251-900 - Rio de Janeiro - RJ.
 
Entenda mais sobre o Servir
 
- Qualquer consumidor pode participar, desde que se submeta ao treinamento.
 
- O consumidor credenciado entra no supermercado e indica o endereço do estabelecimento no seu smartphone. A partir daí, ele avalia cada item, detalhando seus atributos.
 
A avaliação do estabelecimento estará disponível. Basta que o usuário faça uma busca no aplicativo.
 
- Os estabelecimentos serão avaliados em uma escala que vai de E a A, onde A é o maior valor.
 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

 
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=13042