RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » Brasil prioriza capital humano visando competitividade

Brasil prioriza capital humano visando competitividade

02/04/2014

Brasil prioriza capital humano visando competitividade

Cidade do Panamá – Panamá (2 de abril) – Em painel hoje, do Fórum Econômico Mundial da América Latina, com o tema ‘capital humano’, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro, destacou as iniciativas brasileiras para ganhos de produtividade e competitividade nas cadeias produtivas.

"O Brasil foca no crescimento profissional de cada cidadão do país e, com seus mais de 50 milhões de alunos cursando ensino básico e técnico e mais de 8 milhões de alunos em ensino superior, aposta também na maior produtividade empresarial por meio da qualificação profissional. Nosso maior ativo é o talento de nossos empreendedores e trabalhadores", disse.

Ribeiro citou as ações de ensino técnico, inclusive o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que capacitam três milhões de trabalhadores ao ano para atender às demandas do mercado. “O Pronatec, que deverá alcançar a marca de oito milhões de formados até o final deste ano, é desenvolvido em parceria com o setor privado e o Sistema "S" e está sendo muito exitoso. Prova disto é que muitos trabalhadores estão sendo contratados antes mesmo de concluírem seus cursos”, comentou.

Reforçando as parcerias com o Ministério da Educação e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ele relatou ainda sobre o programa Ciência Sem Fronteiras, que atualmente concede bolsas para  estudantes brasileiros em universidades de cerca de quarenta países. “Além da formação nas áreas tecnológicas nos melhores centros de excelência, este programa permite aos nossos alunos o conhecimento de outras culturas e o estabelecimento de relações com colegas e pesquisadores de todo o planeta, o que estimula parcerias importantes neste momento em que o Brasil amplia sua relevância global”, avaliou.

O secretário mencionou também a desoneração da folha de pagamento, estabelecida pelo Plano Brasil Maior, que reduziu os custos para a contratação profissional em 46 segmentos empresariais. “Houve uma evolução fundamental ao orientar o foco da tributação, substituindo a base de cálculo da folha de pagamento para a receita. Desta forma, com o alívio tributário, estimulou-se a geração de empregos nos setores intensivos em mão-de-obra”, explicou.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
André Diniz
andre.diniz@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=13079