RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » Conselhos de Competitividade de Comércio e de Serviços do Plano Brasil Maior se reúnem no MDIC

Conselhos de Competitividade de Comércio e de Serviços do Plano Brasil Maior se reúnem no MDIC

24/04/2014

Conselhos de Competitividade de Comércio e de Serviços do Plano Brasil Maior se reúnem no MDIC

Brasília (24 de abril) - Os conselhos de competitividade dos setores de Comércio e de Serviços reuniram-se no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nos últimos dias 23 e 24 de abril, respectivamente. O objetivo dos encontros foi apresentar o andamento das ações previstas nas Agendas Setoriais do Plano Brasil Maior, as conquistas e os desafios a serem superados em 2014.

Entre os destaques citados, há iniciativas estratégicas concluídas que são comuns a ambos os Conselhos. A ampliação dos canais de articulação e diálogo entre governo, privado e trabalhadores foi uma delas, com a realização de duas edições do Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs) em 2012 e 2013. O desafio agora é a organização e realização de sua terceira edição em 2014.

Em 2013 foram concluídas diversas ações previstas na agenda estratégica como, por exemplo, o lançamento do Atlas Nacional de Comércio e Serviços, que disponibilizou ao público dados, mapas e análises acerca de atividades econômicas ligadas a esses setores. O Atlas contribui para elaboração de políticas públicas e auxilia na definição de investimentos privados. Como próximo passo ficou definido o desenvolvimento de versão eletrônica que permita a interatividade dos usuários com as informações disponíveis no Atlas.

Outro ponto de destaque nas Agendas foi o Sistema Servir, programa desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para prestigiar a excelência nos serviços. O programa utiliza avaliadores credenciados pelo Inmetro para identificação das empresas comprometidas com a contínua busca pela excelência no atendimento aos consumidores. O setor supermercadista participa do piloto e durante as reuniões foram identificados outros setores que tem interesse em participar do programa.

Além dessas ações, o setor de serviços foi contemplado com a implantação de importantes ferramentas de orientação para suas políticas públicas: a Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS) e o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv).

Ainda foram definidos encaminhamentos para os demais objetivos da agenda que estão em andamento, como a promoção da competitividade, internacionalização dos setores de Comércio e Serviços e a criação de Grupos de Trabalho para debater temas como comercio eletrônico, acordo sobre nível de serviços e etiquetas inteligentes.

De acordo com o Secretário de Comércio e Serviços, Humberto Ribeiro, "os resultados apresentados pelos conselhos de Comércio e Serviços no PBM ressaltam a importância destes setores para a economia sistêmica do país".

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

 

 

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=13123