RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » Monteiro: Mercado doméstico é um dos maiores ativos do Brasil

Monteiro: Mercado doméstico é um dos maiores ativos do Brasil

27/11/2015

Monteiro: Mercado doméstico é um dos maiores ativos do Brasil

Brasília (26 de novembro) – “Nós vivemos um período de ajuste, mas o Brasil tem ativos fantásticos. O maior deles talvez seja a dimensão do nosso mercado doméstico”, declarou, nesta quarta-feira (25/11), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, sinalizando a importância do setor de comércio e serviços para a economia brasileira. Monteiro participou, no MDIC, em Brasília, da abertura da 5ª reunião do Fórum de Competitividade no Varejo, que reuniu representantes de associações do setor varejista e órgãos públicos.   
 
O Fórum foi criado pelo MDIC para ampliar a interlocução com o setor, que é o maior empregador privado do Brasil, sendo o comércio responsável por cerca de 20% da mão-de-obra do país. “Tenho viajado muito pelo mundo e me impressiona o quanto, lá fora valorizam este ativo tão importante. Portanto, apesar de tudo, o Brasil dispõe de condições excepcionais para superar este quadro que estamos atravessando”, acrescentou Monteiro.
 
Na pauta da reunião estavam temas relacionados à simplificação e à melhoria no ambiente de negócios; qualificação e capacitação da gestão e da mão de obra; fortalecimento do comércio eletrônico; e questões relacionadas às linhas de crédito e financiamento específicos para o setor.

Segundo o BNDES, com a consolidação das novas classes de consumo, houve o fortalecimento de produtos e marcas nacionais. Com isso, nos últimos cinco anos, os financiamentos destinados ao varejo registraram crescimento médio de 22% ao ano.  De 2010 a 2014, os desembolsos para o setor varejista atingiram 36 bilhões de reais e 68% dos financiamentos foram para micro e pequenas empresas, que receberam, no período, 24,8 bilhões de reais.
 
Nesse quinto encontro, o Fórum contou, ainda, com a participação de representante da Comissão Técnica Permanente do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), para debater questões relacionadas à Emenda Constitucional nº 87/15 e seu impacto para o setor.  A EC 87/15 trata da contribuição do ICMS entre estados de origem e destino, como, por exemplo, nas operações de comércio eletrônico. Também participaram da reunião representantes do Inmetro, que debateram formas para que o varejo possa contribuir ainda mais com as regulamentações que impactam o setor.
 
Foram relatados, ainda, os avanços em outros temas da agenda como o mapeamento da demanda por capacitação e qualificação, tramitação de propostas referentes à modernização das relações trabalhistas e as cooperações voltadas ao fortalecimento do comércio eletrônico.
 
O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, chamou a atenção para importância da aproximação do governo com os representantes varejistas. “Este alinhamento com o setor é fundamental. Além do comércio ser o maior empregador privado do país, representando cerca de 12% do PIB nacional. Por isso, o MDIC abriu este espaço para que os varejistas de todos os setores possam apresentar suas demandas e receber uma resposta rápida do governo federal”.
 
A criação do Fórum é uma inciativa da Secretaria de Comércio e Serviços em conjunto com algumas entidades representativas do setor varejista nacional. Seu objetivo é desenvolver uma agenda de ações cuja pauta seja essencial para o crescimento econômico e para enfrentar os desafios atuais em busca de melhorias na competividade e produtividade. Desde março de 2015, o Fórum se reúne regularmente para levar adiante os temas definidos em conjunto pelo governo e pelo setor privado.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic  
 
 

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=14196