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Desburocratização cria Subcomitês no MDIC

08/06/2001

A criação de Subcomitês em cada unidade organizacional é a nova medida adotada pelo Comitê Executivo Setorial de Desburocratização do MDIC. Com a descentralização do Programa no Ministério a idéia é que cada unidade identifique problemas específicos e acompanhe a implementação de medidas de desburocratização e os respectivos resultados na sua área. "A participação de toda a força de trabalho do MDIC é fundamental para o sucesso do programa", enfatizou o integrante do Comitê e também do recém-criado Subcomitê do gabinete do ministro, Márcio Arcoverde Moraes.

As novas medidas visam ainda identificar os avanços e retrocessos das ações de desburocratização em cada unidade, como a iniciativa do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) de implantar o Programa Fácil de Registro do Comércio que possibilita a redução do prazo de 60 dias para até 24 horas.

Metas - Os Subcomitês, em cooperação com o Comitê Setorial, vão trabalhar para cumprir as determinações estabelecidas pelo Comitê Interministerial de diminuir a interferência do Governo na vida do cidadão comum, reduzir custos e contribuir para a melhoria do atendimento nos órgãos públicos e entidades da Administração Pública Federal.

Como serão os principais beneficiados com o bom funcionamento do Programa, todos os funcionários do MDIC devem estar cientes de que o processo de desburocratização também passa por eles. Como lembra o slogan - Vamos Fazer Decolar Esta Idéia - nos cartazes espalhados em todo o prédio.

O Comitê de Desburocratização do MDIC ao criar os Subcomitês pretende disseminar a cultura de desburocratização entre os servidores. Na última reunião do Comitê Interministerial de Desburocratização - no dia 29 de maio no MDIC -, o secretário-executivo do Ministério, Benjamim Benzaquem Sicsú, citou o pai da desburocratização no Brasil, ex-ministro Hélio Beltrão: "É preciso restabelecer na consciência dos administradores o conceito, às vezes esquecido, de que serviço público significa servir ao público", e complementou: " servir ao público significa simplificar e não dificultar".

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=3712