RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » Brasil terá programa especial de exportação de serviços

Brasil terá programa especial de exportação de serviços

18/04/2002

O Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior aprovou hoje a criação de um programa de exportação de serviços. Segundo o secretário-executivo da Camex, Roberto Giannetti, o setor de serviços representa mais de 50% do PIB brasileiro e 20% do comércio mundial, mas não dispõe de uma política de exportação. “Este é um setor muito heterogêneo que necessita de políticas claras de exportação”, afirmou o secretário.

Dentro deste programa, segundo Gianetti, serão criadas 18 gerências setoriais - englobando áreas como arquitetura, engenharia, construção civil, cinema, publicidade, propaganda e pesquisa - e 13 gerências temáticas para tratar das estratégias de acesso aos mercados e financiamento. “Nossa previsão é que em junho nós realizemos um seminário em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para apresentarmos o programa”, disse Gianetti.

Outra medida anunciada pelo secretário foi a regulamentação do processo da venda dos produtos nacionais nos “free shops” dos aeroportos brasileiros. A medida, aprovada pela Camex em fevereiro, dependia de regulamentação.

Atualmente, somente os produtos importados são comercializados nos “free shops”, com isenção de impostos. Também foi aprovada a redução do imposto de importação para alguns componentes de telefone celular, sem similar nacional, que passa a ter alíquota zero por dois anos.

(Pricila de Oliveira)

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=4393