RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Curso seleciona analista de comércio exterior

Curso seleciona analista de comércio exterior

08/06/2001

80 candidatos classificados no concurso público fizeram o Curso de Formação de Analistas da Secex

Mais de 3.400 pessoas realizaram a prova inicial do concurso público para Analista de Comércio Exterior, no dia 13 de março de 2001. Desse total, apenas 80 foram classificadas e passaram para uma segunda etapa. Nessa fase, os selecionados fizeram o Curso de Formação de Analistas que visa capacitá-los para atuar em diversos setores de comércio exterior.

Curso - O curso ministrado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento terminou no último dia 17, com aplicação de prova eliminatória, prevista no edital. Foram aprovados os candidatos que obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento. Esses profissionais estão habilitados para atuar na área de comércio exterior em órgãos públicos.

Intercâmbio - O ministro do Desenvolvimento, Alcides Tápias, acredita que o comércio exterior é a área que vai liderar a nova etapa do desenvolvimento brasileiro. Segundo ele, o País precisa multiplicar seu intercâmbio comercial com outras nações, pois nossa participação nas trocas internacionais, apesar de crescente, é pouco superior a 0,9% do comércio mundial. O ministro Tápias disse que um dos motivos da grande procura pelo concurso é a existência de um enorme mercado de atuação para quem se habilitar como analista de comércio exterior.

"Os analistas atuam na administração das rotinas de comércio exterior, negociações de acordos internacionais, promoção dos produtos brasileiros no exterior e defesa comercial", explica a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Lytha Spíndola.

Segundo a coordenadora geral de Recursos Humanos do Ministério, Rosângela Maria Vital Rangel, os cargos devem ser preenchidos até meados de julho. Novos concursos para Analistas de Comércio Exterior estão previstos, mas ainda sem data marcada, já que para realizá-los a Secex depende de autorização do governo federal.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=3709