RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Amaral enfatiza negociações internacionais

Amaral enfatiza negociações internacionais

05/09/2001

Ao dar posse ao ministro Sérgio Amaral na pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no dia 23, em solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o Brasil precisa de um novo grito de independência.

"Exportar ou morrer", afirmou o Presidente da República, convocando os empresários para que intensifiquem as exportações. O ministro Sérgio Amaral destacou em seu discurso que concentrará os esforços do MDIC para estimular as vendas externas, como forma de garantir a evolução da economia bra-sileira. "Sem saldos comerciais não haverá crescimento sustentado", disse o ministro.

Ele ressaltou a importância das negociações internacionais sobre as regras do comércio exterior e a formação e ampliação dos blocos comerciais. "Saberemos, por todos os meios e em todos os foros, defender com intransigência os legítimos interesses do produtor nacional. E não endossaremos, como já disse o Presidente da República, uma negociação que não atenda aos objetivos do País, porque eles são justos".

O ministro afirmou que a prioridade do Brasil é o Mercosul, "que vai muito além de um acordo de comércio". Sérgio Amaral reconheceu que o bloco passa por um momento difícil, que requer solidariedade e ao mesmo tempo uma reflexão inovadora, que "sinalize os rumos de uma integração mais ampla e mais sólida".

Amaral colocou-se a favor de "uma política transparente e firme em defesa da indústria nacional" e disse que "é chegada a hora de assumirmos com clareza uma ativa política industrial para o século 21". Citando o curto prazo de implantação do Plano Real, rejeitou "um certo conformismo resignado dos que imaginam que, 16 meses antes de acabar o mandato do Presidente, o governo não tem mais capacidade de tomar e implementar as decisões de que o Brasil precisa". E concluiu, sob aplausos, dizendo que "o Brasil precisa de um choque de exportação. É o que vamos fazer, trabalhando juntos".

Embaixador tem perfil de negociador

O paulista Sérgio Silva do Amaral tem 57 anos e era o embaixador do Brasil em Londres até ser indicado para o MDIC. Ele tem larga experiência em negociações internacionais, tendo participado, juntamente com o hoje ministro Pedro Malan, do reescalonamento da dívida externa brasileira, no final dos anos 80.

No primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, Amaral foi secretário de Comunicação Social e porta-voz da Presidência da República. Em 1995, foi também secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior. Diplomata de carreira, Amaral serviu nas representações brasileiras em Paris, Bonn e Washington. Em julho de 1988, chefiou a Delegação Brasileira para a negociação da dívida externa com o chamado Clube de Paris. Entre 1988 e 1990, foi o negociador-chefe da dívida externa junto ao Comitê Assessor de Bancos. Nesse período, também foi secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Ciências Políticas, Sérgio Amaral foi professor-assistente do Departamento de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) entre 1981 e 1999.

Publicou vários trabalhos sobre a dívida dos países da América Latina; as crises de liquidez e de crescimento, e sobre blocos comerciais. Além do idioma português, Amaral é fluente em francês, inglês, espanhol, italiano e alemão. Ele é casado e pai de quatro filhos.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=3746