RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Ministro Sergio Amaral propõe “Natal Brasileiro”

Ministro Sergio Amaral propõe “Natal Brasileiro”

09/10/2001

(Brasília, 09/10)

“Se, ao propormos a exportação, queremos que os outros países valorizem nossos produtos, temos de ser os primeiros a valorizá-lo. Nosso produto é tão bom, que estamos inclusive exportando para mercados exigentes”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Sergio Amaral, ao propor para empresários, em São Paulo, um Natal Brasileiro.

 

Na próxima semana, o ministro Sergio Amaral, pretende reunir os setores interessados(brinquedos, alimentos, supermercados, etc) para aderir à campanha. “Vamos reunir os setores interessados nesse engajamento. Juntos, vamos mostrar para os consumidores que os produtos brasileiros são tão bons quanto os importados. Nesse momento do esforço brasileiro de exportação, é bom para os consumidores que os produtos nacionais se valorizem”, afirmou o ministro.

 

Com o câmbio valorizado, o Brasil está se preparando para um natal mais “verde-amarelo”. Isto, porque, com o preço do dólar será uma vantagem para os lojistas adquirirem os produtos nacionais, uma vez que, além da qualidade ser a mesma do importado, o varejista tem a vantagem de adquirir esses produtos mais baratos.

 

“Precisamos aproveitar o momento favorável do câmbio para buscar reduzir o nosso déficit em conta corrente. Precisamos gerar um saldo crescente. E o governo vai fazer a sua parte”, ressaltou o ministro, Sergio Amaral.

 

Os números da balança comercial de setembro já demonstram que a importação de produtos natalinos está sofrendo uma redução com a valorização do dólar, o mesmo acontecendo com o setor de brinquedos, que tem preços competitivos e certificado fornecido pelo Inmetro, que garante a qualidade do produto.

 

O ministro Sergio Amaral disse ainda que as empresas, quando estão engajadas no processo para o aumento das exportações, estão também fazendo a sua parte na política agressiva de exportações. Segundo o ministro, agora, cabe ao consumidor também colaborar “Como? Comprando produtos brasileiros para o natal. Por que não termos um Papai Noel verde-amarelo? Ao comprar produtos brasileiros, o consumidor estará induzindo a exportação”.

 

Para o ministro, essa medida não significa que devemos ser contra os produtos importados. “ Precisamos valorizar o produto nacional, sim, mas sem sermos contra as importações. Elas são úteis também para o mercado. Não se pode apenas pensar na exportação. Não existe comércio sem importação/exportação”, ressaltou o ministro Sergio Amaral.

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=3765